4.5.18

sabes quanto tempo passas agarrado ao telemóvel por dia?

Toda a gente dirá que mal mexe no telemóvel por dia. Todos vão dizer que só mexem quando assim tem de ser. Mas a realidade é bem diferente. Estudos revelam que as pessoas olham para o telemóvel entre 80 a 110 vezes por dia. E que passam quase 5 horas por dia a mexer neles. Algo que até poderá parecer um exagero até ao momento em que se começam a somar jogos, redes sociais, mensagens e telefonemas.

Não vou dizer que este estudo não se aplica a mim. Porque sei que mexo bastante no telemóvel durante o dia e não apenas por questões profissionais (ainda que tenham bastante relevo no meu caso). É o grupo de amigos no whatsapp, é o instagram e por aí fora. Mas também assumo que tenho, cada vez mais, tentado não mexer tanto no telemóvel. Especialmente quando estou em casa. Aí tento não mexer nele. Tento limitar o uso ao mínimo possível.

E se há quem fique escandalizado com estudos destes, já eu fico satisfeito. Porque é o alerta de que as pessoas precisam. De modo a que percebam que passam muitas horas por dia com a cabeça para baixo. O que até pode resultar em tantas oportunidades (e tão diversificadas) que se perdem. Hoje em dia quase toda a gente percorre as ruas e os centros comerciais de cabeça para baixo. Já para não falar dos que conduzem com uma mão e um olho (ou os dois) centrados nos telemóveis.

E só com estudos destes é que se percebe a barbaridade de tempo que se está a dedicar a algo com tão pouca importância nas nossas vidas. E acho piada quando alguém diz que não se imagina a viver sem telemóvel. E digo isto porque faço parte da geração que ainda viveu sem ele. E os amigos encontravam-se à mesma. Combinavam-se saídas, jogos de futebol e tudo e mais alguma coisa. Com uma grande diferença... todos chegavam a horas!

2 comentários:

  1. Eu tenho noção que passo muito tempo agarrada ao telemovel... mas sinto-me feliz por também ter a noção de que não é tanto como há uns tempos atrás.
    Parte deste "distanciamento" se deveu muito ao facto de não ter mais conta no facebook... Agora divido-me apenas entre instagram, whatsapp, email e dois ou três jogos. E mesmo assim ainda acho que é demais.

    ResponderEliminar