6.4.18

fez merda, né?

Gosto de séries que misturam ficção com realidade. Que aproveitam o entretenimento para dar mais encanto a um documentário. E que utilizam esse mesmo entretenimento para colocar o dedo na ferida em relação a alguns temas mais quentes. Sabia que O Mecanismo - nova série da Netflix - era assim. O que já chegava. Saber que era de José Padilha - o mesmo de Narcos e Tropa de Elite - melhor ainda.

Depois, existe um pormenor que acaba por ser um "porMAIOR". Para quem não sabe, O Mecanismo aborda a operação Lava Jato, um dos maiores escândalos do Brasil que envolve lavagem de dinheiro, entre muitas outras coisas. Apesar de a série não mencionar os nomes verdadeiros dos envolvidos, facilmente se percebe quem são. E dois dos visados são Lula da Silva e Dilma Roussef. Que querem boicotar a série. E isto é mais um motivo para ver. É sinal de que o dedo está mesmo a tocar na ferida.

Já vi alguns episódios e o registo acaba por ser semelhante a Narcos e Tropa de Elite. O que é um grande elogio que pode ser feito. Destaco Selton Mello, que dá vida ao polícia que esteve envolvido no início do escândalo. E como ele diz, numa frase que até já está a ser estampada em T-shirts,: "Fez merda, né? Vamo comigo que a gente vai desfazer essa merda".

Para quem procura algo novo e bom, recomendo a série. E deixo aqui o trailer de O Mecanismo, que é um dos temas do momento no Brasil. Aliás, no momento da estreia, transformou-se num dos tópicos mais comentados nas redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário