4.4.18

7 truques para deixar de ter sono depois de almoço

Há quem almoce fora todos os dias da semana. Não é o meu caso. Por norma, tenho quatro almoços "rápidos" ao longo da semana de trabalho. Existindo um dia em que me junto com amigos. É uma espécie de reunião semanal feita à mesa. São almoços mais demorados em que acabamos por comer mais do que nos restantes dias. E é comum ouvir, no final da refeição, coisas como "agora ia dormir a sesta", "não tenho vontade de trabalhar à tarde", "a cobra está a enrolar no pescoço" e mais expressões semelhantes.

E parece que a ciência diz que isto é bastante normal. Pois o relógio natural do corpo está programado para uma soneca no horário pós-almoço. É certo que noites mal dormidas e pouco descanso ajudam a potenciar esta vontade de dormir, mas os cientistas defendem que por melhor que seja a noite, o corpo acaba por sentir vontade de descansar. O que faz com que muitas pessoas trabalhem melhor da parte da manhã do que depois do almoço.

A mesma ciência que nos dá a conhecer esta realidade é aquela que divulga 7 formas de acabar com a moleza pós-almoço. Algo que até será útil de modo a que as tardes de trabalho não pareçam tão longas. E são elas:

1# Água gelada na cara
Assumo que não é a melhor forma de começar a lista. E provavelmente a vontade de ler os seis pontos restantes fica por aqui. Mas diz que a água gelada melhora a circulação sanguínea, liberta endorfina e faz com que sejamos mais produtivos.

2# Dormir um pouco
Parece esquisito mas é real. Estamos a falar da vontade de acabar com o sono e agora vamos dormir? Diz a ciência que uma sesta de 15 a 20 minutos ajuda a revigorar o cérebro, aumentando a concentração e performance. Mas é capaz de não ser boa ideia dormir na mesa durante o trabalho. O patrão é capaz de não achar piada.

3# Rir
Rir é o melhor remédio. Quem nunca ouviu isto? Pois é, neste caso é uma das soluções. Rir aumenta a energia e a capacidade de foco.

4# Andar
É uma das dicas mais lógicas. Por isso a solução passa por levantar e andar durante 10 minutos, nem que seja para ir buscar um café à máquina. É algo que nos dá energia para mais duas horas.

5# Música (mas cuidado com as escolhas)
Assumo que sou daquelas pessoas que gostam de trabalhar a ouvir música. E isto ajuda! Música animada aumenta o estado de alerta e até a confiança.

6# Respiração
Quem é fã de yoga deve saber isto de cor e salteado. Diz que existem técnicas de respiração que aumentam a oxigenação do sangue, o que nos deixa com mais energia e foco.

7# Café
Se andar já fazia sentido, beber café ainda mais. Basta relembrar que a cafeína é estimulante.

Sem comentários:

Enviar um comentário