27.3.18

mudar a vida de alguém com um simples gesto

Não é novidade para ninguém, mas não deixa de ser uma informação extremamente importante que convém ser recordada todos os anos. Ao preencher a declaração de IRS existe um pequeno gesto que pode fazer toda a diferença na vida de uma associação. Que, por sua vez, poderá fazer toda a diferença na vida de tantas pessoas. Também sei que este ano está presenta na mente de todos os escândalos com algumas associações. Mas não devemos julgar todos da mesma maneira.

E nesse sentido, dou a conhecer o trabalho de O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS). Trata-se de uma organização internacional católica que tem como missão "acompanhar, servir e defender" todos os refugiados deslocados à força e imigrantes em situação vulnerável. É uma associação que está presente em aproximadamente 60 países e que conta com 1400 colaboradores, muitos deles voluntários. Todos juntos têm sido extremamente importantes para mais de um milhão de refugiados.

A JRS está presente em Portugal desde 1992, prestando apoio a imigrantes e refugiados em áreas tão distintas como a saúde, alojamento, formação e capacitação. No ano passado, a JRS conseguiu emprego para 400 pessoas, tendo acompanhado mais 1302 casos de imigrantes em situação vulnerável. Para que este bom trabalho possa continuar a ser feito, é importante que existam doações. Algo que é possível ao preencher o IRS e doando 0,5% do imposto total líquido. E esta doação não é descontada do valor que a pessoa tem a receber. Algo em que muitas pessoas acreditam de forma errada.

É apenas 0,5% mas pode vir a fazer uma grande diferença na vida de tantas pessoas. E não custa nada. É só colocar o NIF - 504776150 - no sitio indicado. Partilho também o site para quem quiser ficar a conhecer um pouco melhor a associação. E peço que não julguem todos de igual modo. Vamos acreditar que ainda há quem faça o bem. Obrigado.

2 comentários:

  1. Olá Bruno! Já conhece a app LXConnect? Ela pode ser uma grande ajuda para decidir outras associações que queira ajudar. Obrigada! 😊

    ResponderEliminar