26.3.18

informamos que vamos abrir a caixa...

Ir às compras permite observar (e fazer parte de) uma série de fenómenos. São as pessoas que se colam a nós na fila para pagar. São as pessoas que misturam as suas compras com as nossas. São diversos fenómenos dentro do fenómeno maior que são as compras em si. Um deles, sobre o qual ainda não tinha aqui falado, diz respeito às filas para pagar.

Existem espaços que por norma têm apenas uma caixa aberta. Quando a confusão começa a ser muita, abrem outra. E por aí fora. Hoje, deparei-me com uma confusão que levava a que duas caixas já estivessem a funcionar. Como a confusão ainda era muita, decidiram abrir mais uma caixa. Eis que se ouve: "informamos que iremos abrir a caixa 5". O que é música para os ouvidos de muitas pessoas.

Assim que se ouvem estas palavras e assim que a luz verde da caixa começa a piscar, é ver as pessoas a correr em direcção à caixa que vai abrir. E foi isso que vi hoje. Ainda a frase não tinha acabado e começam as pessoas todas a correr para a caixa que vai abrir. É um sprint para ver quem lá chega primeiro. Ninguém respeita a ordem de ninguém. O que importa é ser o primeiro.

Sei que tinha umas quatro ou sei pessoas à minha frente e dei por mim a ser o primeiro (dos que ainda não estavam perto do tapete) a colocar as compras no tapete rolante da caixa que já estava aberta. Parecia que tinha feito algo errado e todos tinham fugido de perto de mim. Paguei, fui embora e as pessoas que estavam à minha frente ainda estavam na tal caixa que ia abrir.

2 comentários:

  1. Isso acontece-me imensas vezes, principalmente num supermercado chamado L*DL, agora têm uns intercomunicadores para falar uns com os outros mas antigamente havia um código, tocavam uma campainha 3 vezes e o pessoal já sabia que iam abrir outra caixa e começava a confusão.

    Mas o que mais me enerva ainda é estares no supermercado e tens que levar com aquelas mensagens de serviço e chamar pessoal para a zona de limpeza ou menage ou chamar fulano tal para ir a caixa.

    ResponderEliminar