6.2.18

exageros do feminismo

O feminismo parece não conhecer limites em determinadas pessoas. Especialmente em casos que colocam em causa a liberdade de determinadas mulheres. E um exemplo disso mesmo é a decisão da Fórmula 1 em acabar com as famosas "grid girls". Que para quem não sabe, são aquelas modelos que agarram os chapéus para fazer sombra aos pilotos e que fazem o corredor que os campeões percorrem rumo ao pódio. E que fazem publicidade aos patrocinadores da competição.

Não me choca que a Fórmula 1 tenha decidido acabar com a presença das mulheres na pista. Mas acho um exagero quando se faz da presença das "grid girls" uma coisa do outro mundo. Como estivéssemos a falar de mulheres humilhadas contra a sua vontade. Ou de algo ainda pior. Uma mensagem que parece ser passada por muitas feministas.

Não deixa de ser curioso que sejam as próprias "grid girls" que censuram esta decisão. E que se insurgem contra as mulheres que entendem que devem decidir aquilo que é o melhor para as outras. E é neste ponto que encontro exagero.

Diversas "grid girls" já revelaram o descontentamento com a decisão. E refiro-me às actuais como a mulheres conhecidas que começaram com aquela função. Muitas dizem que vão perder a sua principal fonte de rendimento. E este é um dos pontos que deveria ser discutido.

As mulheres não são obrigadas a estar ali. Segundo as próprias, não vestem nada com que não se sintam confortáveis. E ganham um bom dinheiro com o que fazem. Além de ser um cargo que abre muitas portas. E alguém decidir que isto é mau para outras pessoas é um grande exagero.

13 comentários:

  1. Ámen! Ainda ontem estive envolvido num forte debate com amigas feministas e ia sendo preso à conta desta questão. Em determinadas coisas estamos a dar passos atrás na liberdade conquistada, nomeadamente a liberdade sexual e a liberdade na escolha de roupa das mulheres. Muito foi combatido para as mulheres poderem andar com saias acima do tornozelo sem serem consideradas vadias. E isto é um passo atrás. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegamos ao ponto em que realmente parece que estamos a dar passos no sentido errado. E o pior é que são algumas mulheres que preferem ir nesse sentido.

      Eliminar
  2. Quando houver provas femininas em que os homens façam o mesmo, tudo bem! Acho muito bem o que fizeram! Seja em que área for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já existe, em alguma provas de ciclismo. As mulheres deram lugar aos homens. No ciclismo acabaram com os beijinhos, algo que faz sentido.

      Eliminar
  3. isto faz lembrar aquela história quando decidiram acabar com o concurso do lançamento do anão num restaurante pois era humilhante, degradante e por aí acima. Toda a gente aplaudiu menos o anão, pois ficou sem trabalho e sem meio de subsistencia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para responder melhor a este comentário tinha de conseguir encontrar semelhanças entre o arremesso de uma pessoa com mulheres que estão numa pista com um chapéu de sol e que fazem guarda de honra aos vencedores. Peço desculpa por não encontrar semelhanças.

      Eliminar
    2. realmente não há semelhanças, trata-se é de situações em que terceiros (directamente ou indirectamente, através das redes sociais onde todos opinam e se indignam) é que decidem o que é melhor para as partes.
      se calhar ninguem perguntou às miudas da grelha de partida se se sentiam bem ou mal com aquele trabalho

      Eliminar
    3. Mas referi no texto que são as próprias grid girls que criticam a decisão. E que criticam as mulheres que dizem saber o que é melhor para elas. Defendem que não são humilhadas e que utilizam roupas com que se sentem bem. Uma delas diz mesmo que há adolescente que usam menos roupa do que elas nos centros comerciais.

      Eliminar
  4. A culpa da excessiva sexualidade com que ainda hoje é encarado o corpo feminino é exatamente das mulheres, ou pelo menos de algumas mulheres...Concordo que se acabe com esta fantochada na F1, como penso que será o início do fim para as restantes modalidades. E ainda bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo as coisas desse modo. Até porque o passo já estava dado em modalidades onde as mulheres eram obrigadas a dar beijinhos aos vencedores. Algo que não acontece na fórmula 1. Acho que existem diferenças que não devem ser misturadas. Porque corremos o risco de chegar a um exagero sem lógica em que olhamos para tudo de forma errada.

      Eliminar
  5. A culpa da excessiva sexualidade com que ainda hoje é encarado o corpo feminino é exatamente das mulheres, ou pelo menos de algumas mulheres...Concordo que se acabe com esta fantochada na F1, como penso que será o início do fim para as restantes modalidades. E ainda bem!
    Raquel

    ResponderEliminar