19.10.17

nem tudo é mau no final de uma relação

Por norma o final de uma relação sentimental é algo que custa. E estou a excluir da frase anterior relações bastante curtas. Aquelas que não têm tempo suficiente para que alguma das pessoas fique triste com o final da relação. E bem vistas as coisas, e numa altura em que as pessoas são cada vez mais descartáveis, isto corresponde a boa parte da relações dos dias que correm. Mas aquilo de que quero falar é de relações duradouras que chegam ao fim.

O final corresponde sempre a um final de tristeza. Não gosto de falar em luto mas em ponderação. Independentemente de quem toma a iniciativa de terminar a relação, existe sempre um período em que se tenta perceber o que falhou. O que levou ao desgaste ou a um afastamento que se torna irreversível. Este é o lado mau do final da relação. Perceber que aquilo em que se acreditava acabou por se perder. Olhar para trás e perceber que largos anos da vida acabaram de uma forma que nunca tinha passado pela cabeça das pessoas.

Mas existe um lado bom no final de uma relação. Quem nem deveria existir. Porque é sinal de desleixo durante a relação. Quanto as pessoas terminam uma relação passam a cuidar mais de si. Preocupam-se em estar bem. Em estar bonitos. Preocupam-se com aqueles quilinhos a mais que nunca mereceram atenção durante a relação. Arranjam tempo para fazer aquilo de que gostam e que não faziam durante a relação. Isto é muito comum a quem termina uma relação. E é pena que assim seja. Porque isto nunca deveria ser necessário. Ou, dizendo de outro modo, deveriam ser preocupações presentes durante a relação e não apenas no final.

8 comentários:

  1. Grande verdade!
    As pessoas não sabem manter a chama acesa e só se lembram de se cuidar após o fim de uma relação! Lamentavelmente conheço alguns casos assim!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, o perder quilinhos, significa tão somente que a tristeza é tal que a pessoa mal se alimenta e não que passou a cuidar-se mais (se é que não o fazia antes)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é verdade. Mas todas as pessoas se cuidam mais depois.

      Eliminar
  3. geralmente é sempre assim, só nos apercebemos do que perdemos quando já é tarde demais. tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Eu não considero "quilinhos a mais" um desleixo.
    Há quem só dê importância à aparência física e as relações acabam da mesma forma.
    Há espaço e gostos para tudo. Há que respeitar as prioridades de cada um

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de respeitar. Mas muitas pessoas desinteressam-se de si mesmas. E isso é mau.

      Eliminar