24.10.17

a moda das tatuagens

Fiz a minha primeira tatuagem quando tinha 18 anos. Fiz a segunda há uma semana, com 36. Pelo meio tive vontade de fazer várias. Mas nunca fiz. Porque não era a altura certa. Porque o motivo não era assim tão forte. Porque o desenho ainda não era o que desejava. Entre muitos outros motivos. Não escondo que não fui tão ponderado com a primeira tatuagem. Mas, mesmo assim, escolhi um desenho com o qual me identificava. Com algo que representava parte de mim. Sendo que fui muito mais ponderado na segunda vez.

Isto para dizer que nunca olhei para as tatuagens como uma moda. Se assim fosse, talvez tivesse feito algo com arame farpado na primeira vez. E teria algo diferente nesta segunda opção. As tatuagens são sérias demais para serem escolhidas de ânimo leve. São algo que será (em princípio) para sempre. E o para sempre não vive de modas. Seja naquilo que for. Especialmente nas tatuagens. Mas infelizmente, muitas pessoas olham para as tatuagens como uma moda.

Fazem porque o primo fez. Fazem porque os amigos também fizeram. Porque o vizinho do lado tem uma. Até que chega o arrependimento. E aquilo que fica é uma tatuagem sem história. Sem qualquer motivo que possa ser digno de ser partilhado. Ou que, pelo menos - e isto é que importa - tenha um significado especial para quem a carrega para sempre. Por isso é que não aconselho ninguém a fazer uma tatuagem apenas porque sim.

Se olham para as tatuagens como moda, gastem esse dinheiro - até porque não são baratas - em roupa. Ou noutra coisa qualquer em que o arrependimento não seja uma memória diária. Ou se tiverem capacidade para isso, poupem esse dinheiro até ao momento em que faça sentido ser utilizado em algo. Até porque qualquer tatuagem tem muito mais impacto pessoal quando é o significado de algo intenso.

4 comentários:

  1. Fiz a minha primeira este ano, quase com 50. Nunca lhes achei grande piada mas desta vez tinha um motivo e só a fiz quando o desenho me agradou. Fico a pensar nas pessoas que têm muitas e no que lhes motiva de tão sério nesse sentido. Depois é porque fazem 3 porque não se deve ficar com número par etc etc. Sim. Para muitos é moda, uma moda cara e quase sempre para sempre. Estranhas prioridades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe a história do três tal como existe a história do número par. Acho é que as tatuagens devem ter um significado e não ser uma moda.

      Eliminar
  2. Pois!...
    Por incrível que possa parecer ainda não percebi o porquê, o gozo que uma tatuagem pode dar.
    Sei, isso sim, que as ditas podem trazer sérios inconvenientes: não poder ser dador de sangue, poucos se lembram disto, mas há situações em que essa dádiva pode ser fundamental, e mais, há dias um amigo foi fazer uma ressonância magnética e, entre outras questões, perguntaram-lhe se tinha alguma tatuagem. Por acaso não tem, mas ficou tão surpreendido que nem lhe ocorreu perguntar a razão da pergunta.
    Enfim, os "senãos" parecem-me pesar bastante.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te posso falar pelas outras pessoas, só por mim. Esta minha tatuagem tem um significado muito forte para mim. Para as outras pessoas será apenas uma âncora no braço. Para mim é um leque de acontecimentos e de pessoas que vivem em mim naquele desenho.

      Eliminar