26.9.17

mesmo a horas

Em tempos fui convidado a marcar presença numa conferência de imprensa que decorreu em Barcelona. Estava relacionada com uma marca de suplementos alimentares cuja imagem era Ronaldinho Gaúcho. O jogador brasileiro estava para o Barcelona daquela época como o Messi nos tempos que correm. Além disso, o jogador já não falava com a imprensa há coisa de dois meses. Já não me recordo do motivo mas tinha acontecido algo. O que fez com que estivessem presentes jornalistas de todo o mundo. Já não sei precisar a hora a que estava marcada a conferência mas sei que teve início no preciso minuto para que estava marcada. Sem qualquer atraso.

Nesta viagem a Sevilha fui ver o concerto de David Bisbal, que estava agendado para as 21h30 locais. E que teve início menos de cinco minutos depois da hora marcada. E este é apenas um dos exemplos pelos quais gosto tanto desta realidade espanhola. Por cá é charme chegar atrasado. Pelo menos meia hora. Parece que fica bem. Que uma pessoa deve chegar atrasada. Marcam-se eventos para uma determinada hora e o evento começa uma hora (ou mais) depois. E quem convida já sabe do atraso. Só quer que se acumule um grande número de pessoas. Que ficam à espera de alguém.

E isto é do mais errado que existe. Porque os atrasos não dão classe a ninguém (só às noivas). Classe é chegar a horas. É iniciar aquilo que se marca à hora combinada previamente. Por mais que se pense que a nossa realidade é a melhor, a verdade é que a cultura espanhola está muitos anos à nossa frente. Neste aspecto e em muitos outros. Quanto ao concerto, é algo que recomendo a todos. Vale muito a pena conhecer a repertório do cantor que se deu a conhecer em Operação Triunfo, numa altura em que os programas de televisão eram movidos por outros valores que não apenas a audiência fácil que vive de mãos dadas com sexo e polémica.

2 comentários:

  1. Eu vivo em Espanha e garanto que em termos de educaçäo e saber estar estamos a anos luz dos espanhois. É muito mau. Além de que aqui também é comum os atrasos, por exemplo näo há uma reuniäo que näo comece com atraso.
    Acho feio falar sem conhecimento.

    PS: A viagem foi a Barcelona ou a Sevilha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço pessoas que tiveram más experiências em Sevilha. Eu lidei sempre com pessoas simpáticas. Quando estive em Barcelona só tive uma má experiência. Creio que eles estão muito diferentes. Mas também acredito que tenhas uma visão completamente diferente da minha por estares numa realidade que não estou.

      EM relação aos horários, aconteceu em Barcelona e Sevilha mas esta última viagem foi a Sevilha.

      Eliminar