22.5.17

ser pequeno não tem mal nenhum

Somos pequenos! Os portugueses são pequenos. Especialmente aqueles que fazem carreira em Portugal. E não confundir pequenos ausência de talento ou ambição. É o que é! Temos um mercado pequeno em quase todas as áreas. O que faz com que ninguém nos conheça do outro lado da fronteira. Porque não somos um produto que os outros comprem com frequência.

Existem excepções. E Cristiano Ronaldo é a maior de todas. Mas é alguém que fez carreira lá fora. E que acaba por dar reconhecimento ao País de origem. Acontece o mesmo com José Mourinho e numa escala menor passa-se o mesmo com Sara Sampaio, Ricardo Pereira e com mais algumas pessoas. Que foram para fora, acabando por conquistar o seu espaço.

Recordo-de de estar com Diogo Morgado e de lhe perguntarem se tinha receio de que Hollywood se esquecesse de si. "Esquecer? Hollywood nem sabe que existo", respondeu. E esta é a verdade. Reafirmo que ser pequeno e ter noção do seu real tamanho não é sinal de inferioridade. É sinal de sabedoria. De inteligência.

Não podemos ficar ofendidos quando nos recordam disso mesmo. Ou quando gostamos de fingir que olham para nós como gigantes quando na realidade ninguém nos vê! Quando só o nosso reflexo no espelho é que olha para nós com admiração. Somos o que somos. E não é por se tentar vender uma imagem diferente que somos maiores do que o nosso real tamanho.

Sem comentários:

Enviar um comentário