10.5.17

o motivo pelo qual ganha mais do que os outros

O Benfica tem tudo para se sagrar campeão nacional pelo quarto ano consecutivo. Até pode não ganhar. Mas isso não invalida que tenha sido o clube de maior sucesso ao longo dos últimos quatro anos. E o motivo para isto é simples: o Benfica ganha mais vezes do que os outros porque é melhor do que os outros. Tudo o que vá além disto é não querer ver a realidade.

Ao longo dos últimos dias ouço amigos do Sporting dizer que o Benfica só ganha porque é ajudado pelos árbitros. Fica a ideia que o Sporting tem um palmarés tão pobre (para a história do clube) ao longo das últimas décadas apenas por causa dos árbitros. Não se olha para o mau investimento. Para os constantes erros de casting a nível de jogadores. Para algumas más políticas. A culpa é apenas uma: dos árbitros.

E o mesmo, mas numa escala diferente, pode ser dito do Porto. Quem tem tido, na minha opinião, uma mistura de maus treinadores com maus planeamentos. E mais uma vez, o mérito do Benfica está apenas nos árbitros. Poucos são aqueles que conseguem perceber os constantes erros cometidos, falando apenas nesta época, por Nuno Espírito Santo. Especialmente em momentos cruciais da época.

Num passado (felizmente para mim, enquanto benfiquista) cada vez mais distante, o Porto ganhou bastantes títulos e troféus. E isto aconteceu porque o Porto era melhor do que os outros. Tinha melhores jogadores e uma organização que fazia toda a diferença. Isto numa altura, e ficando apenas pelo meu clube, em que andávamos perdidos com dirigentes de qualidade duvidosa, jogadores sem qualidade e muito dinheiro gasto com quem não devia.

Uma equipa, seja em que modalidade for, não ganha sempre por causa dos árbitros. Achar isto anos a fio é não querer olhar para os verdadeiros problemas da equipa, dos dirigentes, dos clubes. No que ao futebol diz respeito, os três grandes são sempre mais favorecidos dos que os clubes mais modestos. Mas vende-se a ideia de que os árbitros têm culpa de tudo. Ideia que é potenciada com os 239592802384 programas semanais que passam a ideia de que aqueles que não ganham (independentemente da cor do clube) são sempre prejudicados.

Os programas, ou quem lá está, transmitem - na sua maioria - as ideias que alguém quer passar. E os adeptos - mais uma vez na sua maioria - agarram-se a essas ideias. Que defendem com unhas e dentes nas discussões com amigos. Chegando a perder a razão com atitudes menos simpáticas. E no meio deste efeito, potenciado pelos programas, poucos conseguem perceber os verdadeiros problemas dos clubes que não ganham.

2 comentários:

  1. bom dia
    É a mais pura da verdade o que acabo de ler, não porque sou BENFIQUISTA mas apenas porque sou desportista e não tenho nada contra os outros clubes nomeadamente os mais rivais, sou apenas contra a violência no desporto pois uma gera a outra e a violência nunca deu grande resultado.
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia é bastante fácil manipular a informação. E as pessoas vão acreditando em mentiras.

      Eliminar