2.5.17

polémico?


Cruzei-me com esta imagem quando a vi na fachada de um prédio perto da Expo, em Lisboa. Como ia a conduzir não tive o tempo necessário para olhar para a mesma com atenção. E fui à procura da fotografia na página de facebook do ginásio I am Fit. De modo a que a pudesse perceber melhor.

Acredito que esta imagem será polémica para muitas pessoas. Que vão olhar para a mesma apenas com base na estética das duas mulheres, a que tem mais peso e que está de costas e aquela que a sociedade, na sua generalidade, considera sensual. Se a discussão tiver por base apenas o lado estético, até poderei dar alguma razão à polémica. Mas acho que estas duas imagens vão muito além do corpo, do ponto de vista estético.

Aquilo que destaco desta imagem são os problemas de saúde que estão associados ao excesso de peso e que estão marcados no corpo de uma das mulheres e na palavra "saudável" no corpo da outra. O resto é acessório. E acho que a discussão deveria ser essa. E não a elegância e o corpo mais ou menos sexy. Aquilo que importa discutir é mesmo os riscos de saúde que têm origem no excesso de peso e nas más escolhas de cada pessoa. Transformar isto numa discussão estética é não olhar para o assunto com olhos de ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário