3.4.17

quando elas são uma pizza

Quando vou a um restaurante onde são servidas pizzas estou à espera de encontrar nomes convencionais. E espero isto porque é o que acontece na esmagadora maioria dos sítios. Para dar um exemplo, sei que a Diavola será a pizza picante de qualquer espaço que tenha esta pizza na carta. Como gosto de coisas diferentes, aprecio imenso quem pensa de outra forma. Como acontece na Mundet Factory, restaurante e bar situado na zona ribeirinha do Seixal.

Aqui as pizzas têm nomes de mulheres. São uma homenagem às mulheres da vida do Chef João Macedo e também de Sérgio Lopes, os proprietários do espaço. Tem a sua piada abrir a carta e ler “as nossas meninas” quando se chega às pizzas. Nesse momento não existe o convencional. E a pessoa acaba a ler os ingredientes de cada uma delas para descobrir como são feitas.

Sendo amigo de infância de ambos marquei presença na festa de lançamento da nova menina da Mundet Factory. Por outras palavras, da nova pizza do espaço. E não se trata de uma pizza qualquer. Esta tem assinatura de Magali Aravena, a mulher de Eduardo 'Toto' Salvio, jogador do Benfica. Presença assídua na Mundet, Magali foi desafiada a criar uma pizza. E mais do que simplesmente dar o nome a uma pizza, Magali foi para a cozinha ajudar a preparar aquela que considera ser a pizza perfeita e uma que não se encontra em Portugal.

Num passado não muito distante a Mundet Factory, como existe hoje, não passava de um sonho de amigos de infância. Hoje é um espaço de sucesso que já conquistou o seu espaço e que tem vindo a crescer a cada dia. E com pessoas que pensam fora da caixa, que sonham, que arriscam e que dão tudo para que os clientes partilhem bons momentos e se sintam em casa. Podia dizer que é a amizade que me leva a escrever este texto, a partilhar um momento feliz de pessoas de quem gosto, mas isso seria injusto. Porque a pizza da Magali, que acompanhei desde o primeiro segundo, é realmente divinal e porque a Mundet Factory merece uma visita, além de ser o exemplo vivo de que não é preciso estar numa grande cidade para ter um espaço de qualidade.


Fotos: Bruno Barata

2 comentários:

  1. Normalmente não conheço os sítios de que falas, ou de que falam outras pessoas, noutros blogues. Mas fui, há cerca de um mês, a um almoço de amigas na Mundet Factory e gostei muito. Posso até contar um pequeno episódio que ajudou a consolidar a boa impressão do espaço: os pratos estavam previamente escolhidos, tal como as entradas. Ora as entradas eram legumes fritos, que não me convinha comer, por um lado por estar grávida, por outro porque não eram nada convidativos aos meus olhos (mas foram do agrado de toda a gente que os provou). A organizadora do almoço chamou um empregado, explicou-lhe que eu não podia comer aquelas entradas, mas que precisava de comer qualquer coisa, nem que fosse pão simples (como eu lhe tinha dito). O empregado levou o recado, e a reação do chef foi fazer uma entrada específica para mim (já não me lembro como se chamava ou o que era, mas gostei bastante), o que foi muito simpático. No fim, não houve qualquer valor adicionado ao que estava previamente estabelecido. Muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com o teu comentário. Este espaço diz-me muito porque é de amigos. E feito por amigos. Muitas das pessoas que lá trabalham são amigos de infância e agora estão juntos num projecto que deu vida a um espaço muito marcante para a história do Seixal. Fico muito feliz por ver o negócio crescer, pela qualidade que tem e por tantas pessoas contarem histórias como a tua.

      Eliminar