26.4.17

ninguém quer ser rejeitado

Ninguém gosta de ser rejeitado. Seja no que for. Ninguém gosta de levar uma “tampa” da mulher ou homem de quem gosta. Ninguém gosta de ficar de fora das escolhas dos jogos entre amigos. Ninguém gosta de não ser escolhido numa entrevista de emprego. Ninguém gosta de ficar de fora de um jantar de amigos e por aí fora pois os exemplos são mais do que muitos. Mas uma coisa é não gostar de ser rejeitado. Outra completamente diferente é não saber lidar com isso e viver na ilusão de que só os outros é que são rejeitados.

Defendo isto porque faço parte de uma geração em que a rejeição era algo normal. Provavelmente todos os meus amigos levaram “tampas” na adolescência. Mesmo os mais populares e aqueles que se julgavam a última bolacha do pacote. Algo que agora parece ser algo controlável. E um conceito que se “vende” e oferece em tudo e mais alguma coisa. Até nas aplicações que prometem fazer com que todos encontrem a sua cara metade (ou alguém com quem passar umas horas agradáveis).

Primeiro surgiram as aplicações que prometem juntar almas gémeas. Depois aquelas que são sinceras e não escondem que o intuito das mesmas é saciar o desejo sexual dos utilizadores que, em jeito de bónus, até podem encontrar o amor das suas vidas quando apenas procuravam uma boa sessão de sexo. Estas promessas estão de mãos dadas com uma série de filtros que vão do peso a detalhes como tatuagens no corpo, piercings e tudo e mais alguma coisa.

Mas isto não basta! É preciso associar a ideia de que ninguém será rejeitado, conceito que normalmente significa pagar algo pois, como dizia o meu professor de economia na faculdade: não existem almoços grátis. Já não basta dizer que a aplicação serve para isto ou para aquilo. Agora as aplicações são para os melhores dos melhores. Para os mais inteligentes. Para os mais bonitos. Para aqueles que têm os melhores corpos. É um mundo onde não existe espaço para os rejeitados.

E esta ideia cativa toda um vasto número de pessoas. A começar porque todos acham que têm os requisitos necessários para fazer parte do tal universo de vencedores. Todos querem estar a nadar no tal aquário frequentado por vencedores e onde os pescadores são também vencedores. Por outro lado, porque todos têm medo da rejeição. Mesmo que eventualmente ocorra numa rede social. E em muitos casos os melhores acabam por estar fora do aquário onde todos querem mergulhar. Mas a sociedade está direccionada para o aquário dos vencedores. E mal daqueles que lá não querem estar.

2 comentários:

  1. A rejeição é tramada! Quem gosta?!
    Mas faz parte. Da vida, das relações, das escolhas... E há que lidar com ela o mais positivamente possível.
    A sociedade actual dá-se pessimamente com a rejeição porque as pessoas insistem em querer acreditar que todos podemos ser vencedores. É mentira! Um punhado de nós será abençoado e a maioria terá que se contentar com o que conseguir aproveitar, que não é assim tão pouco quanto isso, se mantivermos a fasquia num nível razoável.
    E sim, as pessoas deviam começar a perceber que a realidade se pinta com cores muito menos extravagantes e que é tão legítimo querer manter-se fora da cerca, como estar lá dentro. A isso chama-se livre arbítrio. :)
    Diz a pessoa que não tem, nem nunca sentiu necessidade de ter Facebook, por exemplo, e por isso é, bastas vezes, olhada como uma ave rara...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto pode soar estranho mas aprendemos muito mais nos momentos de rejeição do que se passarmos a vida inteira com tudo a correr bem.

      Eliminar