11.4.17

acabaram-se os saltos altos obrigatórios

Desconheço se é uma realidade que se verifica em Portugal. Mas é uma realidade em países como o Canadá. E estou a referir-me ao uso obrigatório de saltos altos no trabalho. Aquilo que sei é que existem diversos empregos em Portugal que obrigam a uma série de regras que muitos podem considerar desnecessárias e que podem passar por coisas como o uso obrigatório de maquilhagem.

Quanto aos saltos, o exemplo chega de uma província do Canadá que proibiu o uso obrigatório de saltos altos no trabalho. A medida tem por base a segurança do calçado que se utiliza a nível profissional. E foi decidido que isso não era respeitado quando se obriga uma trabalhadora a utilizar saltos altos. A partir de agora, no momento de escolher o calçado, os patrões têm de ter em conta factores como: terreno irregular, protecção do tornozelo e apoio do pé e ainda o risco de tropeçar.

Este é mais um passo dado na luta contra a discriminação laboral com base no género e surge um ano após se ter tornado viral a foto dos pés sangrentos de uma trabalhadora que era obrigada a usar saltos altos no trabalho (trabalhava num restaurante). Uma imposição que não é exclusiva do Canadá e que já deu que falar também no Reino Unido e nos Estados Unidos da América, onde as leis conseguem ter leituras diferentes em diversos estados.

Muitas vezes as pessoas dedicam o seu tempo a criticar a modelo magra que está na publicidade no metro. Dizem que só fará sentido quando se usar uma “mulher real” como modelo. Centra-se a discussão na imagem de uma mulher perfeita, algo que nunca existirá. E enquanto isto acontece (não estou a dizer que é errado) acaba por se ignorar coisas aparentemente simples mas que acabam por ter uma grande influência na vida (e saúde) das mulheres. Coisas tão simples como serem obrigadas a usar saltos altos no trabalho.

2 comentários:

  1. Olá :)
    Estou chocada! Não fazia ideia que existia algo como obrigatoriedade de usar saltos altos, e muito menos a associaria a um país como o Canadá, do qual, embora nunca tenha visitado, tenho uma imagem muito positiva.
    Para mim, os saltos altos comparam-se às gravatas: nunca deveriam ser obrigatórios. Há alternativas bem mais confortáveis, (especialmente no Verão, no caso das gravatas), que não comprometem o look profissional que se pretende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também desconhecia essa obrigatoriedade, muito menos em restaurantes. São coisas que podiam muito facilmente ser mudadas como tu dizes.

      Eliminar