13.3.17

amamentar em público: yay or nay?

Amamentar em público é provavelmente um dos temas mais polémicos, isto nos que dizem respeito à maternidade. Há quem ache que se trata de algo perfeitamente natural. E existem aqueles que defendem que se trata de uma ofensa aos outros e que se trata de algo perfeitamente evitável. O que faz com que o tema gere sempre grandes discussões. Algo que aconteceu com as fotos recentes que revelam a modelo Candice Swanepoel a amamentar o bebé durante uma pausa numa sessão fotográfica.


Faço parte do grupo de pessoas que não se importam minimamente com a amamentação em público. Desde que a mesma seja discreta. Pois associo uma coisa à outra. E há quem seja o oposto de discreto nestes casos. Existem pessoas que gostam de ser o centro das atenções com tudo o que fazem, e neste caso não são excepção. De resto, acho perfeitamente normal que uma mãe amamente o seu filho junto de outras pessoas.

Pegando no caso desta imagem. A modelo começa por ter sorte por poder levar o seu filho para o trabalho, algo que muitas mulheres não podem fazer. E aproveita uma pausa para, de forma discreta, dar de mamar ao filho, de apenas cinco meses. E isto é perfeitamente normal. Candice não merece ser criticada por dar de mamar ao filho durante um trabalho.

10 comentários:

  1. Concordo! Eu própria já amamentei em público. Se me perguntarem, claro que o prefiro fazer em privado, mas se tem que ser, e não o puder fazer em privado, não vou deixar o meu filho sem refeição.
    Sempre de uma forma discreta! Acho que é um acto perfeitamente natural e só existe maldade nas cabeças das pessoas que a querem ver. Parabéns à Candice Swanepoel.

    ResponderEliminar
  2. Bom texto, é isso mesmo,amamentar onde for mesmo necessário e de forma discreta, mas amamentar bebés que ainda não comem mais nada porque quem já come outros alimentos (a partir dos 4 ou 6 meses) não há necessidade de amamentar em qualquer sitio só porque sim....

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto contigo.
    E mais, essa polémica poderá ter ainda um impacto negativo na decisão da mulher amamentar ou não, questão que nos últimos anos está novamente a ser aceite por muitas mães, após várias décadas de recusa em fazê-lo, privada e publicamente, tantas vezes por falsos conceitos estéticos. Sem omitir quem adoraria amamentar os seus filhos e não pode ou consegue, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim não me choca nada. Só acho que existe uma espécie de mínimo olímpico no que diz respeito à discrição.

      Eliminar
  4. Sou mãe há 4 meses, e se já não via qualquer problema em ver uma mulher amamentar, agora ainda menos. Não me parece que haja alguém que queira dar espectáculo nesse momento. É algo tão natural, não entendo o que ofende quem se opõe! Vêem mamas em todo lado, praia, novelas, filmes, cartazes, tipas decotadíssimas, e depois chocam-se com uma mulher a amamentar o filho. Eles até apanham a auréola do mamilo toda e ficam encostadinhos, tapam logo bastante. Não entendo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão no que dizes. Mas existem pessoas que gostam de ser o centro das atenções.

      Eliminar
  5. A amamentação, de há uns tempos para cá, virou uma polémica do caraças. Incomoda muita gente e ainda gostava de perceber porquê. Deixem lá as senhoras dar mama às crianças sossegadas! Esta mania de agora se insurgirem contra tudo já enjoa.

    ResponderEliminar