17.2.17

quem lida melhor com o final das relações: elas ou eles?

O final de uma relação é um tema que tem sempre algum dramatismo associado. Há quem lide bem com o final de uma relação. E há quem lide mal. Muito mal. Sendo que não existe uma fórmula matemática que ajude a comprovar que elas ou eles são quem melhor lida com o final de uma relação. Dependerá sempre de cada pessoa, de cada caso, de cada relação.

Mas existem comportamentos e atitudes que facilmente são associados às mulheres ou aos homens. A começar pelo mais absurdo, aquele que pode ser resumido pelas palavras: “não és minha, não és de mais ninguém”. Este nível de loucura é mais associado aos homens. Até porque a maioria das notícias relacionadas com ataques após o final de uma relação têm os homens como autores dos mesmos.

Existe outro comportamento que pode ser visto como virtual. E que passa por recorrer às redes sociais para passar a imagem de que tudo está bem, que a vida continua maravilhosa, e que mal de quem abdicou de determinada pessoa. E neste caso, o comportamento pode ser associado mais às mulheres. E pegando em casos famosos, facilmente se encontram exemplos de mulheres que começam a partilhar fotografias mais “ousadas” nas redes sociais quando terminam os relacionamentos.

Existe ainda a atitude do “faz de conta que não me importo com isto” que está mais ligado aos homens. Muitas vezes existe a postura do “não me importo com o final da relação” que não passa de um género de escudo, uma defesa que se usa para abordar o assunto. Quando na realidade o homem está devastado com o que aconteceu. Simplesmente não fala sobre isso e deixa a dor para os momentos em que está a sós.

Misturando tudo isto e acrescentando a postura junto de amigos, provavelmente existirá a ideia de que os homens lidam muito melhor com o final de uma relação. Existe a ideia de que rapidamente partem para outra enquanto as mulheres lidam pior com o assunto e ficam com mais marcas quando uma relação termina. Esta será a ideia geral. Mas não passa disso mesmo. E não é uma verdade absoluta e inquestionável.

2 comentários:

  1. Acrescento que também tem muito peso na forma como se lida com o fim de uma relação quem, efectivamente, a terminou: se o homem, se a mulher.
    Será mais fácil ultrapassar a situação se tiverem sido ambos, por comum acordo; pelo desgaste, por exemplo, ou por perceberem que diferem nos projectos de vida.

    Seja qual for o motivo e seja ele imputável a um ou a outro, a verdade é que não está correcto prejudicarem-se intencionalmente, como tantas vezes se vê acontecer.
    Por mais que doa, por mais que o mundo desmorone à nossa volta, por mais que nos deixe em frangalhos devemos, acima de tudo, ser dignos! E, acredita, sei bem do que falo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-te toda a razão em cada uma das palavras que aqui partilhas. Infelizmente nem sempre é assim.

      Eliminar