14.2.17

má (e errada) fama

Recordo-me da altura em que o Lidl chegou a Portugal. Naquela época rapidamente ganhou fama de espaço comercial que vende produtos baratos mas sem qualidade e quase sempre de marcas manhosas. Esta era a ideia que ia passando de boca em boca. E que ainda hoje está vincada em muitas pessoas. Que ainda acreditam que no Lidl não existe nada bom. É barato mas não tem qualidade.

E este é apenas um exemplo de que as pessoas associam o baixo preço à ausência de qualidade. Algo que não faz qualquer sentido. Recordo-me de ter partilhado este texto que dava conta de que o melhor creme hidratante do mercado custa menos de três euros e está à venda no Lidl. Foi dos mais lidos nos últimos tempos no blogue. E esta notícia foi também das mais lidas em diversos sites, com muitas pessoas a ficarem espantadas com o resultado.

Agora surge a notícia de que nove produtos, de marcas exclusivas Lidl, foram destacados pelo sabor, aspecto, odor e textura, sendo destacada a qualidade dos mesmos. E tal como aconteceu com o creme, a distinção resulta de provas cegas em que se desconhece a marca do produto em questão. Infelizmente só com acontecimentos destes é que muitas pessoas percebem que a qualidade não se mede pelo preço. Por exemplo, no caso dos cremes, os mais caros foram dos que ficaram mal classificados. Que as pessoas comecem a perceber que a qualidade não vive presa a um preço elevado. E que pagar muito não garante qualidade. Tal como pagar pouco não significa que seja inexistente.

Já agora, os produtos distinguidos são os seguintes: broa de milho, pastel de nata, croissant de manteiga, Ocean Sea mariscada, Milbona iogurte grego de morango, Chef Select lasanha bolonhesa, Bellarom café em cápsulas ristretto, Bellarom bebida de chicória com café e Goody Cao bebida solúvel de cacau.

10 comentários:

  1. Por acaso, não é a ideia que tenho do LIDL. A maior parte dos seus produtos é de qualidade acima da média e, cada vez, mais os preços sobem. Por alguma razão será! Gosto imenso de ir ao LIDL. Supermercado alemão e com produtos muito bons!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas muitas pessoas ainda pensam desta forma, o que é errado.

      Eliminar
  2. Bom o LIDL é a minha loja preferida. Porque considero que os produtos são de qualidade, porque os preços são bons, e porque tenho uma loja a 200 metros da minha porta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a minha primeira opção em alguns produtos.

      Abraço

      Eliminar
  3. Faço compras no LIDL desde que veio para PT.
    Vivi na Alemanha e garanto-te que é considerado um dos melhores supermercados da Europa :)

    Só para teres uma ideia, eu não como yogurtes há quase 9 anos, mas o grego do LIDL é considerado o melhor yogurte PALEO.

    Sem açucares, sem HC sem gordura :)

    As pessoas não pensam, são só preconceituosas :)

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já adorava a broa. Agora percebi que existem muitos fãs. O café premiado também é muito bom, tal como a lasanha.

      Beijos

      Eliminar
  4. Tenho imensa pena de viver numa área do país onde não existe o Lidl. Tem óptimos produtos a excelentes preços; até no vestuário!
    A distância geográfica não me impede, porém, de usar sempre aqueles que são já o ex-líbris da cadeia alemã: os cremes faciais. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cremes deles também já foram premiados. E também os uso ;)

      Eliminar
  5. Para mim, o LIDL tem coisas de muita boa qualidade. Quando decidi apostar nos cremes de rosto da marca, fiquei super aliviada em relação aos euros que comecei a poupar. Mesmo em meio familiar, quando menciono isso, fazem má cara. E nem sei bem porquê, visto que a intenção do LIDL é vender tanto quanto os outros!

    LYNE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A intenção é vender e aqueles que ganham a corrida são os que têm melhor qualidade ao menor preço. É este casamento perfeito que as pessoas procuram.

      Eliminar