20.2.17

a crítica mais absurda de todas

Uma das profissões do momento passa por ser crítico. Na realidade poucos fazem vida disto. Poucos têm qualidade para ser um verdadeiro crítico. Mas isto não impede que muitos sonhem ser críticos. E que sigam aqueles exemplos que chegam de fora e que se destacam por pessoas que falam mal. Isto faz com que muitas pessoas pensem que ser crítico é a mesma coisa do que falar mal.

É por isso que muitas pessoas falam mal de tudo e de todos. “Que estás a fazer? Estou a ser crítico!”. Confesso que acho especial piada a um tipo de crítica específico. Refiro-me ao “eu fazia melhor”. Existem pessoas que vão a restaurante e quando partilham uma crítica dizem algo como “Este é que é o principal prato? Eu faço melhor”, escrevem. Sendo que na realidade não fazem nada que vá além de falar mal. Até porque falar mal é cool. Principalmente quando muitas pessoas falam bem.

Isto do “eu faço melhor” é a crítica mais absurda de todas. Pelo simples facto de que estas palavras são, em 99% dos casos, proferidas por quem nada faz. São pessoas que apenas criticam. E que entendem que uma boa crítica passa por serem melhores do que todos aqueles que criticam e por fazerem tudo melhor do que os outros.

Outro aspecto que acho bastante divertido e que acontece com frequência nas críticas a restaurantes e bares. É algo que passa por falar mal de tudo. A experiência gastronómica foi a pior de sempre. Era tudo mau. Não há sítio pior do que aquele que frequentaram. Mas... na altura de escolher uma pontuação para o espaço escolhem, por exemplo, 3 ou 4 numa escala de 0 a 5. Algo que não faz sentido.

Ser crítico está na moda. Falar mal está na moda. E até aqui tudo bem. Mas todos ficam a ganhar quando as pessoas sabem o que dizem. Quando têm fundamento para aquilo que estão a querer demonstrar com palavras. E, não sendo menos importante, quando têm conhecimento sobre a área em questão.

2 comentários:

  1. Olá :)
    Concordo totalmente contigo! Criticar não é falar mal (somente), mas sim apresentar os pontos mais e menos positivos, justificá-los e apresentar soluções. Não é preciso ser perito no métier que se critica, mas é essencial saber argumentar, nem que seja com a própria subjectividade. Poucos entre nós são chefs de cozinha, mas dependendo da nossa atitude somos capazes de uma boa crítica num restaurante, por exemplo. Porque é bem diferente alguém afirmar que não gostou porque estava salgado, ou porque pessoalmente não aprecia aquela mistura de sabores, do que simplesmente "arrotar postas de pescada" dizendo que sabe fazer melhor.

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    1. Para as pessoas criticar não é mais do que falar mal. E deveria ser tão simples como dizes.

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