3.1.17

os cães são inteligentes (azar de quem não gosta deles)

Gosto de animais. E adoro cães. Para os quais olho como seres bastante inteligentes. Muito mais do que algumas pessoas com as quais me cruzo ocasionalmente. Do ponto de vista científico não sei se os cães são inteligentes ou não. E a verdade é que isso não me interessa. Gosto de pensar que são. E mal de quem não gosta deles. Isso não é um problema meu.

Quando voltei ao trabalho, no dia 2, parei o carro no parque da empresa e deparei-me com uma cadela. Grande mas muito meiga. Que se meteu comigo. Quando tinha a minha atenção parecia chamar por mim. Dava a entender que queria que a seguisse. E assim foi. Enquanto caminhava acreditava que acabaria por deparar-me com uma ninhada.

Algo que não aconteceu. Fui guiado por ela até a uma zona onde lhe devem deixar comida. Era esse o aspecto daquele local. Nesse momento fiquei com a ideia de que a cadela tinha fome. Infelizmente não tinha nada para lhe dar e acabei por abandonar o local. E não me voltei a deparar com a cadela, tanto à hora de almoço como quando saí do trabalho. Até que hoje de manhã foi mais do mesmo.

Lá chamou por mim até ao mesmo local. Sempre muito meiga. E hoje aproveitei a hora de almoço para lhe comprar comida. Quando cheguei deparei-me com ela naquele que deve ser o local onde dorme. Dei-lhe duas embalagens de comida húmida que devorou em minutos. Tinha tanta fome que lambeu, umas duas vezes, cada uma das embalagens. Não gastei um euro e acredito ter ajudado a saciar a fome daquele pobre animal que parece viver aqui por perto.

Tudo isto para dizer que a forma como a cadela decidiu comunicar comigo foi sinal de inteligência. Pelo menos é nisso que acredito. O que não faz com que defenda que todas as pessoas devem pensar de igual modo. Quem acha que os animais não são nada de extraordinário não sabe o que perde.

4 comentários:

  1. Há animais muito mais inteligentes, delicados e amigos que certas pessoas. Digo isto e admito que há uns anos atrás não suportava animais, não me chegava perto de cães, evitava gatos e tudo o mais. Mas felizmente lá abri os olhos. Ou então conheci os animais certos, que eles são como as pessoas, para gostar de tem que se ter os certos ao lado.

    ResponderEliminar