2.1.17

motivos (controversos) para ir ao ginásio

Primeiro ficam os vídeos...







Estes três vídeos fazem parte mais recente campanha da rede de ginásios Solinca. Que gerou uma gigantesca onda de indignação. Já tinha ouvido falar do vídeo da Ana mas só hoje o vi. Tal como vi o do Luís e ainda o do Jorge. E numa primeira reacção acredito que a pessoa que criou tais anúncios sabia que os mesmos teriam este efeito nas redes sociais. E o efeito é ter muitas pessoas a falar sobre os ginásios Solinca.

Numa coisa a campanha está certa. “Cada um tem o seu motivo para ir ao ginásio”. E todos são válidos para essa pessoa. De resto, não me surpreende que as pessoas fiquem mais indignadas com o vídeo da Ana e da mensagem que passa. Mas considero que o nível de indignação deveria ser geral. Porque os três vídeos estão no mesmo patamar. A ideia é a mesma e pretende alcançar os diferentes tipos de pessoas que treinam: mulheres, homens e pessoas mais velhas. E fica também a ideia de “inveja” em relação a quem treina, alguém que é “melhor” do que aqueles que não treinam.

A Solinca acabou por sentir a necessidade de se explicar nas redes sociais, garantindo que não existe intenção de atacar nenhum género ou faixa etária. “A Solinca aplaude todos aqueles cujo alento para treinar sejam a saúde, o bem-estar e a realização pessoal. Empenhamo-nos activamente, todos os dias, para ajudar milhares de clientes a concretizar esses mesmos objectivos. Contudo, e tal como os nossos vídeos sublinham com humor, as motivações de cada um são pessoais e intransmissíveis”, explica.

Polémicas à parte, a verdade é que existem pessoas que treinam pelos motivos explicados nos vídeos. Ou seja, treinam motivados por uma espécie de competição em relação aos outros. Quando as relações amorosas acabam quase todos rumam ao ginásio ou começam a treinar. “É para ele(a) ver o que está a perder”, dizem. Já para não falar daquelas pessoas que passam a vida a comparar-se com os/as ex e que ficam contentes quando eles/elas são, aos seus olhos, piores do ponto de vista físico.

É pena que muitas pessoas só pratiquem desporto com base na inveja e competição. É um motivo que só diz respeito a quem o escolhe mas acho errado por considerar que o desporto vai muito além disso. Olho para o desporto pelo bem que faz ao corpo e à mente e nunca apenas pelos benefícios físicos que levam a melhor numa qualquer disputa sentimental ou num jogo de comparações com as tais pessoas que são referidas nestes vídeos.

2 comentários:

  1. não considero os 3 vídeos iguais, pelo menos acusticamente falando e agora parece que tudo é polémica mas pronto.
    Já tinha visto na tv, mas só o da Ana e basta comparar os sons de uns e do da "Ana" para perceber como os anúncios são diferentes e depois com 7 repetições dos sons que podem ter várias interpretações, talvez venha daí a polémica que em passa de todo ao lado e nem me tinha dado conta, mas claro isto sou (só) eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas creio que a onda de indignação, a existir, deve servir para tudo. Mas é o que dizes, a polémica dá para tudo hoje em dia.

      Eliminar