11.1.17

a morte de mário soares

Ao longo dos últimos dias tenho ouvido e lido muitas coisas sobre a morte daquele que é um dos políticos mais importantes da história recente de Portugal. E gostar do homem que foi ou detestar os seus ideais políticos que defendeu não altera nada disto. Opiniões pessoais não mudam a importância de Mário Soares em coisas tão importantes como democracia e liberdade.

Tenho ouvido e lido muitas coisas que considero grandes alarvidades. Mas aquilo que me espanta mais é que as pessoas que o dizem, em voz alta, não percebam que se o podem fazer é, em parte, graças a Mário Soares. Muitas pessoas não viveram sem liberdade. Não sabem o que é viver com ideais amordaçadas. Hoje podem dizer tudo o que lhes vai na cabeça. Mas isto não significa que não tenham a inteligência necessária para perceber que nem sempre foi assim. E que existiram pessoas que lutaram, e muito, para que hoje fosse possível dizer as maiores asneiras possíveis.

Com isto não defendo que as pessoas sejam obrigadas a gostar de Mário Soares. Até podem detestar o homem e político que foi. Penso é que não seria pedir muito que os gostos pessoais não interferissem no panorama global. Na importância de Mário Soares numa coisa tão banal e desvalorizada nos dias que correm: liberdade.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, podemos discordar politicamente ou pessoalmente com as atitudes de Mário Soares, mas é indiscutível o papel importante na democracia portuguesa e quanto lutou por ela.

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar