21.12.16

memórias de um ex-funcionário de um shopping

Comecei a trabalhar desde muito cedo. E fiz de tudo um pouco. Na altura em entrei para a faculdade estava a trabalhar no Almada Fórum, onde fiz parta da equipa de uma loja de desporto e de outras duas de roupa. E guardo várias memórias desta altura do ano, uma das mais loucas dos centros comerciais. E existe tanto para falar...

A primeira memória diz respeito às tradicionais músicas de Natal. Aquelas a que muitas pessoas acham piada enquanto vão às compras. Algo que também não me incomoda. Mas trabalhar num centro comercial oferece uma visão diferente desta realidade. Pelo simples facto de que as músicas começam a tocar muito antes do Natal e estão sempre em loop. Ou seja, um cliente normal ouve algumas músicas. Um funcionário de uma loja ouve as mesmas músicas vezes sem fim. E isto em diversos dias. Um funcionário de shopping sabe cantar todas as músicas de Natal.

Depois são os presentes. Alguns clientes ficam com a ideia de que os funcionários das mais diversas lojas têm resposta a perguntas como: “acha que a minha mulher vai gostar?” [mulher pode ser trocado por qualquer outra pessoa] Os funcionários de loja são “obrigados” a dar resposta em relação a uma pessoa que nunca viram na vida e da qual desconhecem os gostos. Quem só quer vender diz logo “sim”. Quem for mais sincero, aborda a falta de conhecimento em relação aos gostos e tenta recolher o máximo de informação de modo a poder ajudar.

Dia 24. É aquilo a que sempre chamei de “dia dos desesperados”. Isto porque é aquele dia em que se destacam as pessoas que deixaram as compras para o fim e aquelas que não encontram nada do que queriam. Como tal... vale tudo. Estas pessoas compram qualquer coisa. Só não vale sair do shopping de mãos a abanar. Muitas vezes nem se olha a preços. E ouve-se muitas vezes: “se não gostar troca”.

Depois do Natal o desespero dá lugar às trocas e a jovens com os bolsos cheios de dinheiro para gastar. Ou seja, muitas pessoas vão trocar aquilo que receberam. E muitos jovens, que receberam dinheiro dos pais ou dos avós, acabam por ir gastar o dinheiro que receberam. Já não trabalho num centro comercial há muito tempo. Mas aposto que existem coisas que nunca mudam. E aquilo que aqui partilho dificilmente irá mudar com o passar dos anos.

2 comentários:

  1. Hoje vim deixar os meus votos de um feliz Natal, e que em 2017 se cumpram os seus sonhos mais desejados.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas tido um Natal espectacular e que 2017 seja um ano extraordinário.

      Abraço

      Eliminar