7.11.16

vamos lá acertar as contas

Olho para Ben Affleck como uma espécie de patinho feio. Um actor que muitas pessoas não apreciam e para quem olham de soslaio, por melhor que seja o seu trabalho. E isto é algo que não compreendo por entender que é um dos melhores talentos da sua geração. É um dos poucos actores que me leva a ver um filme apenas com base no seu nome. Não preciso de saber mais nada.

Digo isto pois Ben Affleck não sabe escolher maus projectos. E de filme para filme vai ficando cada vez melhor. E estou a falar enquanto actor. Pois enquanto realizador tem feito um trabalho ainda melhor. Tanto que defendo que a Academia ficou a dever-lhe o Oscar de Melhor Realizador com o filme Argo (curiosamente eleito o melhor filme). Estatueta que certamente virá a receber no futuro.

Recentemente fui ver The Accountant (Acerto de Contas) filme em que Ben Affleck dá vida a uma criança com autismo que tem uma educação peculiar e que se transforma num contabilista bastante apreciado devido à sua mente brilhante. Ben Affleck está brilhante num papel que tem características que o tornam especial, como é o caso do modo de ser de alguém autista que tem complicações nas relações interpessoais.

Tirando um momento (não vou dizer qual) que considero ser esperado por quem vê o filme, tudo é brilhante em Acerto de Contas. Basta dizer que o filme tem uma cotação de 7.7 no IMDB, o que para mim é um selo de qualidade. O grande destaque vai para Ben Affleck. Destaco ainda J.K. Simmons que não sabe representar mal e que tem uma voz que dá um encanto especial a qualquer personagem. E também Anna Kendrick que vai muito além da “menina” dos famosos filmes dos vampiros. E o discreto John Lithgow, que para mim será sempre o Dr. Dick Solomon da série o 3º Calhau a Contar do Sol.

Para quem ainda não ouviu falar deste filme (estreou na passada quinta-feira) fica aqui o trailer e ainda uma das boas músicas da banda sonora. Está a chegar a altura do ano em que começam a aparecer grandes filmes devido à aproximação dos Oscares. Nesse sentido quero aguardar mais um pouco para perceber quais as hipóteses deste filme, que aborda o autismo de uma forma diferente, e de Ben Affleck enquanto Christian Wolff.

4 comentários:

  1. Estou muito curiosa com esta filme, eu que até não ligo muito ao cinema estou com vontade de ver.

    ResponderEliminar
  2. Talvez não seja incompreendido, talvez as pessoas olhem por outra perspectiva, talvez esta:
    - Armageddon
    - 200 Cigarettes
    - Forças da Natureza
    - Jogo de Traições
    - Um Acaso Com Sentido
    - Pearl Harbor
    - Manobra Perigosa
    - The Third Wheel
    - A Soma de Todos os Medos
    - Demolidor - O Homem Sem Medo
    - Duro Amor
    - Pago para Esquecer
    - Era Uma Vez... um Pai
    - Sobrevivendo ao Natal
    - Um Homem na Cidade
    - Hollywoodland
    Só 5 são entre 6 e 6,5,
    1 é abaixo de 3,
    mais de 10 são maus filmes ou fracos

    Claro que fez bons filmes, mas fez outros muito, muito maus e esses foram os primeiros e talvez as pessoas tenham ficado com essa marca, para mim o Argo foi um bom filme com 3 lapsos históricos (1 enorme), não podia ganher pois nem nomeado foi para melhor filme.
    Não acompanho tudo, mas vejo que nos últimos 5 anos, melhorou bastante a meu ver, mas não consigo esquecer maus filmes como Armageddon, Pearl Harbor e Manobra Perigosa, outros não vi, mas pela história parecem fracos, mas como já disse nos últimos anos tem feito alguns bons, mas também maus, pelo que é completamente perceptível a opinião das pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falo do Oscar é porque considero injusto que ganhe o Oscar para melhor filme e que ele não esteja nomeado para melhor realizador.

      Ele tem filmes menos bons. Mas é o percurso natural de quase todos os actores. E dou o exemplo do McConaughey. É um excelente actor. Tem filmes muito bons no passado mas também tem muitos filmes de domingo à tarde.

      Eliminar