21.11.16

shame on me

Infelizmente só na última sexta-feira feira é que vi Spotlight (não gosto da tradução para português por entender que não faz sentido) um filme de 2015 que conquistou diversos prémios mundo fora. Resumindo, é uma história real sobre uma equipa de jornalistas (spotlight) que faz parte do Boston Globe, um jornal norte-americano. O novo director do jornal repara numa crónica do jornal que considera merecer muito mais do que isso. O tema é entregue à equipa que trabalha à parte da redacção da publicação e diz respeito ao abuso de um padre. O caso acaba por ser muito maior do que se imaginava e o trabalho dos jornalistas é impressionante.

Dizer que é um filme imperdível para os jornalistas é muito pouco. É um filme imperdível para todos. Pelo tema. Pela realidade. E por diversos factores como dar a conhecer às pessoas o que é jornalismo de investigação, algo raro em Portugal. É também a ambição de qualquer jornalista. Pegar num tema que parece pequeno mas que na realidade tem importância nacional e até internacional. Tudo isso está em Spotlight. Que conta também com um elenco que soube dar vida aquilo que tinha de ser representado. Para quem tem os canais TV Cine ainda é possível rever o filme. Para quem não tem é um daqueles filmes que valem o dinheiro do aluguer ou mesmo da aquisição do dvd.

5 comentários:

  1. Vi o filme recentemente e gostei. Descobrir como fizeram a investigação foi muito interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que infelizmente é raro por cá. Basta ver o tamanho da redacção e estamos a falar de um jornal "modesto".

      Eliminar
    2. Em termos de investigação escrita vemos menos do que televisiva (não sei se posso usar os termos assim, mas penso que percebes o que quero dizer). A TVI com aquelas reportagens por vezes faz este tipo de trabalho.

      Eliminar