23.11.16

para muitos uma mulher nua. para mim uma super mulher

Para muitas pessoas imagens como estas nunca vão passar de nudez feia e desnecessária. Para mim vão sempre representar um exemplo de coragem. Quem protagoniza esta sessão fotográfica é Anastacia, uma cantora que quase todas as pessoas conhecem devido à quantidade de músicas que foram sucesso em Portugal. E o motivo desta nudez é nobre.

A artista já lutou contra o cancro da mama duas vezes (2003 e 2013). E aceitou despir-se para a revista Fault onde mostra as cicatrizes das cinco operações e mais dez intervenções cirúrgicas. E fala sobre a aceitação de tudo e da dupla mastectomia a que se submeteu. E quem tem a coragem de fazer algo deste género, dando o exemplo a quem passa pelo mesmo terá sempre o meu elogio e nunca a crítica fácil.

Infelizmente sei o que é viver o cancro da mama pois a minha mãe lutou contra essa maldita doença. Sei também o impacto que as cicatrizes têm nas pessoas e as marcas psicológicas que deixam. Aliás, basta que qualquer pessoa pense na reacção de todas as pessoas quando estão num espaço onde alguém tem uma cicatriz na cara ou uma qualquer marca que a distingue das demais. Todas as pessoas olham, algumas de forma pouco discreta. Já para não falar daquelas que gozam com a situação.

Juntar o cancro, as cicatrizes, o impacto das mesmas e de tantas operações é algo que merece respeito. É uma janela que se abre para muitas pessoas que passaram pelo mesmo, que percorram o mesmo caminho de Anastacia. Isto não é nudez. É uma lição. É um ensinamento do qual muitas pessoas não se apercebem porque nem sequer param para pensar na situação e no que tudo aquilo que observam implica para alguém.






Para terminar recordo um momento que vivi em 2008. Na altura tive a oportunidade de entrevistar Anastacia. Infelizmente foi pelo telefone mas já foi bom. Recordo-me de estar à conversa com uma mulher muito simpática que abordava qualquer tema sem receio. Naquela altura Anastacia já tinha vencido o cancro da mama uma vez. Mas a verdade é que a cantora lida com diversos problemas desde muito pequena. Nesse sentido pedi autorização para a tratar por super mulher. “Não tenho problemas nenhuns com isso”, disse-me entre risos. “Sou uma pessoa normal que tenta superar momentos difíceis. Julgo que me tornei numa pessoa melhor ao superar essas adversidades”, explicou. E se bem o fez, melhor ainda é o exemplo que dá.

2 comentários: