11.11.16

o que é feito do xaile preto? e da tristeza lusitana?

Fado foi quase sempre associado às pessoas mais velhas. Basicamente era vista como música de velhos. Até que se tornou numa moda entre os mais novos. E é absurdo ter que falar em moda. Porque deveria ser algo presente em todas as gerações devido à ligação cultural que une o fado aos portugueses. E se o fado era visto como música para velhos, era também associado à tristeza. Aliás, os fadistas tinham de passar a imagem da tristeza. Elas tinham de estar vestidas com o tradicional xaile preto e aparentar ser as mulheres mais tristes do mundo.

Ao longo dos tempos têm surgido diversos nomes que são associados a uma nova vaga de fadistas. Entre eles está Gisela João. Que não anda vestida de preto. Que não faz questão de estar sempre com um xaile preto a cobrir os ombros. E que não está sempre com um ar triste. Muito pelo contrário. Gisela João sorri. Veste-se como uma jovem da sua idade (33 anos). Dá concertos de ténis. E até exibe as tatuagens que tem no corpo. Algo que para muitos é significado de um corte radical com o fado. Para estas pessoas Gisela João não pode ser fadista.

Gisela João foi mais além e aparece nua na capa do seu mais recente álbum que dá pelo nome de Nua. Gosto quando as pessoas derrubam barreiras. Aprecio que sejam destruídos preconceitos que não têm razão de ser. Aquilo que faz de Gisela João fadista é o seu talento vocal. E esse não depende de tatuagens, ténis, sorrisos e tatuagens corporais. Dão apenas, e isto depende do gosto de cada um, mais encanto à pessoa.

4 comentários:

  1. Ontem ao ouvi-la na Sic, pensei gosto bem mais de fado "novo"....

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida ;) Esta pequena é genial, digo pequena, porque continua a parecer uma miúda feliz e traquinas! Do que ouvi, o álbum é fantástico!

    ResponderEliminar