8.11.16

nada acontece por acaso (apesar de se acreditar nisso)

Uma das notícias de ontem foi a renovação do contrato que liga Cristiano Ronaldo ao Real Madrid durante os próximos cinco anos. É impossível não falar do ordenado do jogador português que passará a ganhar qualquer coisa como 23 milhões de euros (limpos) por ano, passando a ser o jogador mais bem pago do mundo.

Esquecendo o valor, muito se falou dos óculos de Cristiano Ronaldo. Será que o jogador português vê mal? Porque será que está a usar óculos? A resposta não podia ser mais simples: interesse comercial da marca que o patrocina. Ou seja, uma manobra comercial da Nike. Nada mais do que isto. Mas é melhor começar por recuar até 2009, ano em que o português chega a Madrid.

Para quem não sabe, o Real Madrid é patrocinado pela Adidas. Enquanto Cristiano Ronaldo é patrocinado pela Nike (não deixa de ser curioso que o Barcelona seja patrocinado pela Nike e Messi pela Adidas). Para quem ainda se recorda, as primeiras imagens de Cristiano Ronaldo em Madrid, ainda antes da apresentação oficial, foram captadas quando chegou a uma clínica para efectuar os habituais exames clínicos. E como estava vestido? Assim...


Para muitas pessoas será apenas mais uma tshirt do jogador. Mas será coincidência que tenha vestido aquela camisola naquele dia? Com o símbolo da marca que lhe paga muito dinheiro, e que é concorrente da marca que patrocina o seu novo clube, em destaque? Não é coincidência. É algo muito bem pensado. Até porque estas imagens correram mundo. E a Nike, de forma inteligente, foi à boleia do momento.

Avançando até ao dia de ontem. O Real Madrid tem uma política “dura” no que diz direito a marcas. Aliás, o clube fica com direitos de imagem dos seus jogadores. Creio, e peço desculpa caso esteja errado, que o português foi o único jogador a conseguir negociar este detalhe com grande benefício para si. Muitos jogadores tinham parte considerável da sua imagem comandada pelo clube. Ou seja, o clube tinha voto na matéria nas publicidades feitas pelos atletas e recebia parte do lucro das mesmas.


E os jogadores do Real Madrid estão proibidos de usar outras marcas desportivas que não aquela que equipa o clube – Adidas – em momentos como aquele que foi vivido ontem por Cristiano Ronaldo. A forma da Nike contornar a situação foi recorrendo a uns óculos. Mais uma brilhante jogada comercial que rende dinheiro ao jogador. Todas as pessoas falam dos óculos. Todas as pessoas querem saber o motivo do uso e qual a marca dos mesmos. Diz-se também que o colarinho foi igualmente uma jogada comercial de Cristiano Ronaldo. Haverá quem acredite que é mero acaso e coincidência mas tudo é pensado ao detalhe. Tudo!

4 comentários:

  1. Às vezes consegues despertar o meu interesse em temas que nada me interessam! Esta foi uma dessas vezes. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São detalhes que passam ao lado de muitas pessoas :)

      Eliminar
  2. Ora aqui está algo no qual nunca pensei.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas algo que faz parte das tarefas profissionais de muitas pessoas que trabalham para ele :)

      Eliminar