7.11.16

greve aos trabalhos de casa

Os trabalhos de casa que as crianças levam para casa podem ser vistos como um método de estudo. Como mais um passo para a disciplina das crianças. Os pais acreditam que será um caminho para fazer dos filhos alunos prendados que vão estar sempre apaixonados pelos estudos. Acredito que modo geral este será o pensamento de muitos pais. E até de professores que passam os trabalhos de casa.

Por outro lado, haverá quem ache que são um absurdo. Que as crianças já passam tanto tempo na escola a aprender que o tempo fora dela deve ser dedicado a tudo o resto: brincar, estar com a família e participar em outras actividades que não têm na escola. Quem defende isto não é a favor dos trabalhos de casa. Quem defende os trabalhos de casa entende que há tempo para tudo.

Acho que o meio termo é capaz de ser adequado. Mas sei (e a minha sobrinha já passou por isso) que existem professores que abusam dos trabalhos de casa. E o exagero é absurdo. É isso mesmo... um exagero. Porque esse exagero irá roubar tempo à criança para fazer tudo o resto que também faz parte do seu crescimento. Até porque a obrigação de estudar não faz da criança um bom aluno. Creio que a obrigação não é sinal de qualidade ou melhoria. Seja em que assunto for.

Ser um bom aluno passa pelo aproveitamento que se dá ao tempo passado na escola. No facto de a criança perceber que o tempo passado na escola é para ser dedicado à aprendizagem. E que o resto é para viver em pleno fora da escola. É na escola que se criam os bons alunos. É certo que os pais podem incentivar mas não devem privar os filhos das brincadeiras e de tudo o resto por causa dos trabalhos de casa. E neste sentido aplaudo a inédita greve espanhola aos trabalhos de casa. Durante os fins-de-semana de Novembro não se fazem os trabalhos de casa pedidos pelos professores. Algo que considero um bom exemplo.

6 comentários:

  1. Olá :)
    Eu sou absolutamente contra os tpc. Abro excepção a alguns trabalhos para durante as férias grandes de Verão, para que não se esqueçam de tudo o que foi ensinado durante o ano lectivo. Mas é a única excepção.
    Justifico a minha opinião com o absurdo de horas que os miúdos passam na escola, (há quem fale em 8h ou um pouco mais). Pois bem, os trabalhos escolares são para fazer na escola. Use-se metade do tempo para lecionar e outra metade para fazer fichas de trabalho e afins sobre a matéria dada. E isto traria um sem número de vantagens: para começar já não haveriam aqueles casos em que são os pais que lhes fazem os trabalhos, e por fim, poderia o professor aperceber-se in loco das dificuldades de cada aluno.
    A grande diferença dos miúdos da minha geração e de agora, é que na minha altura embora já passasse o dia todo na escola, não tinha qualquer actividade extracurricular. Mesmo com tpc sobrava-me um bocadinho para amigos e hobbies. Hoje estafam os miúdos: é escola, é tpc, é 3 ou 4 actividades extra, e chegam a casa às tantas. As nossas crianças não têm tempo livre. Estamos a privá-las da infância.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, antes de mais peço desculpa porque o comentário que vou fazer nada tem a ver com o post em questão. Porém, como leitora assídua há já algum tempo do seu blog, e por considerar que tem sempre uma opinião coerente e bem fundamentada acerca dos mais diversos assuntos, gostava e ficava-lhe bastante agradecida se despende-se um bocadinho do seu tempo para me responder. Então, como estudante de ciências da comunicação, encontro-me neste momento com um trabalho em mãos, sobre o qual gostava de saber a sua opinião, que me parece que vá ser interessante e pertinente visto que, trabalha na área... o tema em questão é o poder de influência dos meios de comunicaçao social na opinião pública portuguesa. Considera que há um grande poder de influência? Se sim, como? e porquê?
    Agradeço desde já a disponibilidade. Aguardo resposta ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Preferes enviar-me um email para homemsemblogue@gmail.com para que responda melhor?

      Eliminar
  3. Na primária tive uma professora à "antiga", muitos trabalhos de casa, fosse semana fosse fim de semana..apesar de tudo eu gostava de fazê-los. Para mim era uma forma de estudar, coisa que sempre gostei de fazer...sei que foi ela que me deu as bases para chegar onde cheguei.
    No entanto percebo a greve, os tempos são outros (quase 20 anos depois, desde que entrei na primária, estou velha), e o tempo é cá a vez mais escasso para passar com os filhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma altura em que a minha sobrinha levava para casa um grande exagero de trabalhos de casa. E acho que isso é um absurdo.

      Eliminar