17.11.16

a culpa é sempre dos outros (até nas selfies eróticas)

Há muito que as redes sociais estão inundadas de fotos que podem ser consideradas bastante sensuais ou mesmo eróticas. A linha que separa estas duas hipóteses dependerá sempre de cada pessoa. Aquilo que para mim tem uma sensualidade com classe poderá ser erotismo grosseiro para outra pessoa. E vice-versa. Cada cabeça sua sentença e quando a isto pouco há para discutir.

O que é certo que as redes sociais estão repletas de imagens de pessoas com pouca roupa. E com muita sensualidade. Ou erotismo. Quanto aos motivos, cada qual saberá de si. Poderá ser uma estratégia para ter mais seguidores e gostos e atrair o interesse de marcas. Poderá ser uma ode ao corpo. Poderá ser o desejo de mostrar o corpo que se adora. Entre mil outros motivos. E estas fotos tanto são partilhadas por pessoas famosas como pela vizinha da porta do lado que adora mostrar o corpo nas redes sociais.

Nada tenho contra quem o faz. São opções. Podemos discutir as mesmas mas são opções. Aquilo que já considero exagerado é querer culpar uma pessoa, neste caso uma manequim, ou uma marca, neste caso a Calvin Klein, de incentivo às mulheres para que partilhem, nas redes sociais, fotografias em roupa interior. Algo que está a acontecer na Bélgica. Tudo por causa desta foto.


Parece que este anúncio, que nada tem de novo, mesmo na própria marca, protagonizado por Anna Ewers promove a "banalização da prática de selfies eróticas" tendo um efeito bastante grave junto dos menores. Só falta mesmo saber se a publicidade será banida do país, algo que ainda não foi decidido porque a marca foi convidada a remover a publicidade de todo o lado onde aparece.

Anna Ewers é a culpada de todas as imagens consideradas eróticas que aparecem nas redes sociais. Anna e a Calvin Klein. Até porque foi a primeira mulher que apareceu de soutien numa fotografia numa rede social. Até hoje nunca foi vista uma mulher nua numa rede social. Nunca foi vista uma mulher sem calças de ganga numa rede social. A culpa é sempre dos outros. E é sempre mais fácil culpar uma pessoa de algo do que perder tempo a debater o assunto e as verdadeiras causas do problema.

2 comentários: