10.10.16

sobre as pessoas que gostam de moda

Aquilo que vou descrever é capaz de ter paralelo no futebol. E talvez na política. De resto, e num rápido exercício de memória, não me ocorre mais nenhuma área em que aconteça algo deste género. Para começar digo que a área em questão é a moda. Sempre que estou inserido em algo onde se destaca a moda apercebo-me de que as pessoas que gostam de moda tendem a olhar para si como grandes especialistas da área. Sabem tudo sobre moda. A sua opinião é a mais válida. Em certos momentos quase que fica a ideia de que a moda foi inventada por essas pessoas.

Poucas pessoas conseguem ter o distanciamento necessário para perceber que uma coisa é gostar de moda. Outra, completamente diferente, é ter conhecimentos aprofundados sobre moda. E, em qualquer um destes casos, nada disto é sinónimo de bom gosto. Não é por gostar de moda ou por perceber de moda que estou automaticamente bem vestido (isto no sentido de existir quase uma obrigatoriedade dos restantes em olhar para mim como a pessoa que melhor se veste). São conceitos diferentes que nem sempre andam de mãos dadas.

Como referi no início do texto, encontro paralelo no futebol e na política. E digo isto porque em meios onde estes dois temas são debatidos também existe uma tendência para que todos sejam donos da razão, todos sejam entendidos em tudo e todos saibam mais do que os restantes. É certo que pode ser algo relacionado com o feitio de cada pessoa e não com o tema mas nestas áreas é muito comum encontrar esta realidade.

1 comentário: