6.10.16

os dialetos de ternura de maria leal

Até ontem, se me falassem de Dialectos da Ternura começava imediatamente a cantar um dos melhores temas dos Da Weasel. Mas agora já penso nos Dialetos de Ternura de Maria Leal. De quem? De uma mulher que está a apostar na carreira musical e que ficou conhecida por ser namorada de um concorrente de um reality show da TVI. E existem motivos para que me lembre desta música neste momento. É que Maria Leal esteve presente no Você na TV, o programa das manhãs da TVI e a sua participação tornou-se viral. Aqui fica o vídeo desse momento.



As opiniões valem o que valem e a minha é a de que tudo isto é mau. Mas existem dados que dão que pensar. Vou esquecer a partilha do vídeo. E digo isto porque este momento tornou-se viral e está a ser partilhado em todo o lado. O primeiro vídeo da actuação já conta com mais de 500 mil visualizações. E só não conta com mais porque já existem diversos vídeos. Mas vou ficar-me pelo programa da TVI.

Maria Leal esteve no programa das 10h37 às 10h43. Durante este período, o canal registou 2,4% de audiência média e 28,3% de share, o que corresponde a cerca de 230 mil telespectadores. À mesma hora a SIC, o canal concorrente, ficava pelos 1,1% de audiência média e 12,3% de share. Ou seja, as pessoas estavam a ver a performance. Não mudaram de canal. Não tiveram curiosidade em ver o que estava a dar na concorrência. O que é de relevo, mesmo aceitando que certas pessoas têm a televisão em determinado canal e não mudam por nada.

Recorrendo mais uma vez à música, Maria Leal não é um caso isolado. Os programas de fim-de-semana dão a conhecer "cantores" praticamente iguais a Maria Leal. E se existe mercado para estas pessoas é porque existe um público para as mesmas. Se vão à televisão, é porque dão audiência. Isto tudo para dizer que estes momentos são, infelizmente, um reflexo do mercado e das suas regras.

6 comentários:

  1. A tvi é uma estação privada , com objetivos : audiências e dinheiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto que não pode ser questionado. Mas mesmo com essas regras o canal "alimenta" a sua audiência com aquilo que querem ver.

      Eliminar
  2. É triste ver a direcção para onde o nosso país vai graças ao povinho português que gosta desta pimbalhada. Porquê? Porquê dar valor a coisas sem qualidade? Olha, mete-me nojo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é triste é ver grandes talentos que andam por aí perdidos porque não entram em certos jogos de bastidores.

      Eliminar
  3. Acho que não posso dizer nada qu enão tenha sido já dito sobre esta figura. Só posso dizer que já me proporcionou momentos de muito riso!! :D

    ResponderEliminar