13.10.16

ela é gorda. a culpa é de quem? das mulheres?


Esta mulher chama-se Robyn Lawley, é uma modelo australiana de 27 anos e mãe de uma criança. Robyn tem 1,88 metro de altura e pesa 74 kg. A parte mais interessante é ser considerada uma modelo plus size. Segundo a própria, está dentro dos padrões normais do país. Robyn considera ainda que não é simpático ser vista como uma modelo plus size.

Resumindo, esta mulher é considerada gorda. Aos olhos de alguma indústria da moda, trata-se de uma gorda. Tal como é rotulada desta forma por diversas publicações destinadas ao público feminino. Que se referem a Robyn como uma modelo de tamanhos grandes. E é isto que questiono. A indústria da moda olhar para esta modelo como alguém que não se enquadra em determinados parâmetros até não me choca. Outro coisa completamente diferente é dizer que é gorda.

Pior ainda é uma publicação feminina assumir a ideia de plus size em vez de a questionar. E digo isto porque considero que deveriam ser as primeiras a mudar a mentalidade das leitoras, do público que têm. Até porque aposto que existem mulheres nas redacções que passam a imagem de que Robyn tem peso a mais que têm um corpo diferente do desta mulher e que não aceitam que alguém ouse chamar-lhe gorda. Por considerarem que é errado. E essa mensagem deveria ser passada para a publicação.

E o mais grave disto tudo, e um tema que levanta muitas questões, é a quantidade de adolescentes que realmente acreditam que Robyn Lawley é gorda. Que não questionam nada sobre isso e que partem logo para uma dura análise em frente ao espelho. Adolescentes que têm corpos normais e que passam a encontrar gorduras indesejáveis em todo o lado apenas porque se vende a ideia de que mulheres com o corpo de Robyn são gordas.

4 comentários:

  1. Gorda?
    Esse mulherão que está nessa imagem???
    Só se for nas orelhas, que pela imagem não dá para ver...
    Isso daria aso a mais reflexões de minha parte... Que já não têm sido poucas (geração do milénio, alimentação, parentalidade, tempo com os miudos...)...

    Fica para outra vez, que por agora estou cansada... :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Eu cá acho que o mundo está mesmo perdido.
    Esta mulher para além de não ser gorda tem um corpo idealizado por muitas mulheres quando se fala em ter curvas.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos sites estão a ser alvo da indignação das pessoas que não entendem esse rótulo.

      Eliminar