26.10.16

a margem sul está a vestir-se

Tenho 35 anos. Vividos na Margem Sul do rio Tejo. Faço parte de uma geração que cresceu sem grande oferta. Ou pelo menos tão visível. E aqui não incluo o desporto. Pois sempre existiu muita oferta neste sentido e em diversas modalidades. Tanto que pratiquei ténis de mesa, atletismo e futebol (em diversos clubes) sem ter a necessidade de me afastar muito.

Mas quando a minha adolescência se aproximou do final as coisas mudaram. Por exemplo, para sair à noite era complicado encontrar um bom bar, quanto mais uma discoteca. Para jantar existiam alguns restaurantes onde se juntava os amigos e onde todos pagavam pouco e podiam escolher entre bacalhau à brás e carne de porco à alentejana. Como tal a minha geração habituou-se a afastar-se da Margem Sul para fazer coisas que vão do corte de cabelo à saída à noite, passando por um bom espaço para jantar.

Felizmente isto mudou. E é uma obra que está constantemente a actualizar-se. Hoje, apenas para dar um exemplo, posso cortar o cabelo no Fear the Beard que tem um conjunto de profissionais do melhor que este País tem para oferecer. Posso comer pizzas extraordinárias à Máfia das Pizzas, entre muitas outras opções que aqui podia avançar e que cobrem todas as áreas, como é o caso do Pitéu Do Alentejo, mais uma excelente opção para um almoço ou jantar.

Hoje em dia agrada-me estar a chegar a casa e deparar-me com a marginal cheia de pessoas que estão a correr, a fazer caminhadas e a passear com familiares, amigos ou animais. Isto porque sou do tempo em que tinha de correr em terra batida na berma da estrada porque a marginal não era o que é. E este é apenas mais um exemplo da evolução que a Margem Sul tem tido.

Como referi, trata-se de uma obra permanente. E está a chegar mais um projecto. Trata-se da Mundet Factory que irá dinamizar ainda mais o espaço e dar vida a um edifício emblemático e marcante da história do Seixal. A Margem Sul está a vestir-se e agrada-me e enche-me de orgulho que muitos dos obreiros desta nova vida sejam amigos.

Longe vão os tempos em que era necessário ir a Lisboa fazer isto ou aquilo. Agora são eles, os da outra margem, que atravessam a ponte para vir conhecer aquilo de melhor que temos para oferecer. E ficam fascinados com a qualidade da oferta e com o preço atractivo em comparação aquele com têm de desembolsar em Lisboa apenas porque estão na Capital. O futuro promete!

6 comentários:

  1. É pena o Seixal estar como está: obras por todo o lado, difícil de estacionar e espaços a fecharem. Passei parte da minha juventude no Seixal e arredores: Blue Fish, Falua, Atlantis e ouros do género na Costa da Caparica. Era a moda na altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena que as obras estejam a demorar mais do que o previsto. Mas quero acreditar que o Seixal irá ficar muito melhor com estas alterações.

      Eliminar
  2. Vivi sempre aí entre 31 anos na Amora, 5 em Lisboa e 1 agora na Aldeia de Paio Pires. Uma vez margem sul sempre margem sul do lado esquerdo do Tejo do lado certo da vida. E a vida agora trouxe-nos até ao Tamisa vivo com o meu marido e filho em Londres numa zona verde e calma Greenwich faz lembrar a calma daí. Mas que saudades de sair da Amora e ir de carro pela marginal até ao seixal para chegar à Aldeia de Pão Pires. E sentar nessa bela esplanada ao pé da Mundet. Ou comer um hambúrguer na hambuergueria do Rio. Ser emigrante é difícil mas aprende-se a viver assim. Beijinhos Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é da Margem Sul sentirá as tuas palavras de forma especial. Espero que a vossa aventura esteja a correr bem e que a vossa vida esteja muito melhor do que por cá. Tenho amigos por aí e espero que a tua sorte seja a mesma deles. Beijos

      Eliminar
  3. Chegámos em Setembro o meu marido em Maio. O meu marido está super habituado e adaptado. Eu e o pequenote que têm 3 anos ainda nos andamos a habituar devagarinho. Vamos passar aí um mês no Natal e estou desejosa de ver o Seixal. Hoje é a procissão na Arrentela. Longe mas não esquecida. A vida vai correr bem. Só pode. Obrigado pelas palavras. Beijinhos Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tudo corra bem que é isso que importa :)

      Beijos e obrigado pelos momentos de partilha.

      Eliminar