25.8.16

violência (brutal e absurda) entre adolescentes

A troca de agressões (que ainda tem muitos detalhes por revelar) ocorrida em Ponte de Sor trouxe para a praça pública a violência, muitas vezes brutal e absurda, entre adolescentes. Um dos gémeos iraquianos disse que era uma situação muito comum. Esta opinião chocou muitas pessoas. Mas a verdade é que é mais comum do que as pessoas acreditam.

A diferença para o ocorrido no Alentejo é que dois dos protagonistas são filhos de um embaixador e, infelizmente, um jovem acabou internado no hospital em muito mau estado. Mas desenganem-se aqueles que pensam que isto raramente ocorre. Porque acontece. E muitas vezes. Só que quase sempre os protagonistas são jovens anónimos cujas rixas nunca vão ter tempo de antena na comunicação social.

E para ilustrar o que digo, dou a conhecer um caso recente e igualmente muito chocante. Este ocorrido na Rússia. Uma adolescente, de nome Kristina, de apenas 13 anos, foi espancada por um grupo de seis raparigas (estavam presentes também dois rapazes). Além dos murros e dos pontapés, Kristina foi obrigada a humilhar-se em frente à câmara que registava o momento. Isto tudo porquê? Porque espalhou o boato de que uma colega tinha dormido com o padrasto. Deixo aqui uma imagem retirada do vídeo. Quem quiser ver o mesmo (é forte) pode fazê-lo aqui.


Aconteceu em Portugal. Aconteceu na Rússia. E acontece em todo o lado. E, por mais que algumas pessoas tenham dificuldade em aceitar esta realidade, acontece mais vezes do que as pessoas julgam. Pode não ser o “prato do dia” mas é comum. A diferença está no mediatismo de alguns casos. No interesse que suscitam para a comunicação social. Apenas isso. Nada mais.

2 comentários: