30.8.16

posso dizer-te que és muito bonita?

Vivemos tempos em que os elogios escasseiam. E praticamente em todas as áreas. Começando pela profissional. Dez vozes conseguem unir-se para dizer que um trabalhador errou. Que esteve mal em determinada tarefa. Mas poucas, ou nenhuma, agradecem um trabalho brilhante. Existe crítica mas não existe elogio. E o mesmo acontece, por exemplo, em algumas equipas. Um atleta é criticado porque falhou em determinado momento. Mas poucas vezes é elogiado por ter feito algo bem feito.

Passando para a esfera pessoal de cada um também existe falta de elogios. Poucas pessoas elogiam outras. Poucas dizem: "estás muito elegante hoje", para dar um exemplo. Tal como poucas pessoas elogiam penteados (ou outro aspecto qualquer), beleza e mesmo sensualidade. E quando isto existe é quase sempre associado ao gozo. "Estás muito elegante hoje", alguém diz. "Estás a gozar comigo. O que tenho de errado? Não gostas da roupa?", é a reacção imediata da pessoa que está a ser elogiada mas que acredita está a ser gozada.

E isto é no domínio da elegância. Se o tema for um elogio à beleza ou mesmo ao corpo, o "drama" é ainda maior. Se uma pessoa diz a outra que a considera bonita é porque é alguém com segunda intenção. E que ninguém ouse elogiar o corpo de outra pessoa. "O ginásio está a dar resultado que estás em forma", alguém diz. "Aquele anda a olhar para mim e a tirar-me as medidas. Tarado! Assustador", dizem. E tudo isto faz com que os elogios andem ali por uma área cinzenta que ninguém ousa pisar, até por não saber qual será a reacção.

E fica a dúvida. Por exemplo, será possível que um homem elogie a beleza de uma mulher sem que ela pense que existe outro objectivo que vá além do elogio? Será possível que um homem elogie a silhueta de uma mulher sem que esta pense que existe um objectivo escondido nas palavras? Por outro lado, será possível que um homem elogie uma mulher apenas e só pelo elogio? Será que os homens só elogiam, por exemplo, as mulheres com quem querem algo? E quem tem maior facilidade em elogiar: elas ou eles?

2 comentários:

  1. Eu tenho por hábito elogiar os meus amigos sempre que acho que estão particularmente bonitos/bonitas. Mas depois recebo olhares de ???? - é verdade, acho que não sabemos lidar com os elogios! Mas penso que isso é porque nos é incutido que "não há almoços grátis", que se alguém elogia é porque quer algo em troca, e se aceitarmos os elogios somos uns convencidos. Complicações. Mas convenhamos que o tom com que é feito o elogio também influencia muito a resposta!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas não sabem lidar com eles e desconfiam sempre dos mesmos.

      Eliminar