23.8.16

o medo dos estagiários

Tem passado entre as gotas da chuva. Poucas pessoas falam do assunto. Mas foi desmascarada uma realidade que envolve estagiários que aceitam devolver parte do valor, que supostamente teriam de receber, à empresa que os contrata. Uma ilegalidade que os estagiários aceitam. Pelo medo de não ter trabalho. Existem estagiários que assumem preferir receber um valor baixo do que não ter trabalho. E isto é o reflexo do mercado de trabalho nacional.

Podemos culpar as empresas que o fazem. Mas não podemos aceitar de ânimo leve que os candidatos aceitem esta realidade. Porque é esta conivência que ajuda a transformar o mercado de trabalho numa merda ainda maior do que já é. E isto é um efeito bola de neve. São empresas que fazem. São estagiários que aceitam. E isto permite que toda a gente o faça. Passa a ser a regra do jogo. E aplica-se a todos e não apenas aos estagiários.

E neste jogo aqueles que ficam mal são os correctos. Porque se um estagiário diz que não aceita irá ouvir algo como "há muitos que querem este lugar e aceitam as condições". E mesmo que as condições baixem vão sempre existir estagiários dispostos a ficar com o lugar. Pelo medo (que não pode ser censurado) de não arranjar algo mais. Aquilo que muitos deles não percebem é que este medo será uma constante na vida profissional. É assim no estágio. Tal como será quando aceitarem ordenados bastante baixos fora do estágio. E vão estar sempre a receber uma ninharia.

E este medo é uma vantagem para empresas que têm as contas bancárias cheias de dinheiro. Porque alimentam-se deste medo para poupar dinheiro e ter mais trabalhadores com um orçamento mais baixo. É um efeito bola de neve. Não sei como se conseguirá resolver isto, se é que algum dia será resolvido. Mas tiro o meu chapéu a todos os estagiários que denunciam esta realidade ilegal. E a todos aqueles que têm a coragem de recusar condições que são absurdas. Podem ser vistos como os que "têm a mania que são mais do que os outros" mas na realidade são as pessoas que estão bem. E aquelas que ainda conseguem fazer frente a algo que será cada vez pior para as pessoas que chegam ao marcado de trabalho. É mais ou menos como a cenoura que por mais que se corra nunca se apanha.

4 comentários:

  1. É um facto que isto acontece, e também que é culpa de ambas as partes, mas eu acredito que será uma pequena minoria. Em todas as empresas que trabalhei sempre se recorreu aos estágios como forma de reforçar os quadros, é certo, mas todos os estagiários que trabalharam comigo acabaram por ficar nas empresas onde estagiaram, e é esta a realidade que devemos ter em conta, e que devemos considerar como correcta.
    Acho também importante salientar o seguinte, em vários processos de estágio que já conduzi (e já foram seguramente mais de 10), nunca tive um contacto por parte do IEFP para auditar a empresa ou o processo de estágio, apenas me limitava a mandar os mapas que eram requeridos, e a receber os valores que nos eram transferidos. Eu podia por Engenheiros estagiários a empilhar tijolos, e o IEFP nunca se deu ao trabalho de ver, aliás, nunca houve sequer um contacto da parte do IEFP para saber como estava a correr o estágio, o que acho que também seria importante para evitar estas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Há muito a corrigir. Mas os estagiários que aceitam isto a pensar que estão a assegurar o futuro vão acabar por perceber o contrário.

      Eliminar
  2. Penso exactamente o mesmo! Se não houvesse gente a sujeitar-se a essas condições as coisas não se mantinham assim... culpo o 1º burro que foi capaz de o fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas aceitam as regras do jogo. E isso é também condenável.

      Eliminar