17.8.16

mãe, bebé e telemóvel, tudo uma questão de prioridades

8 comentários:

  1. Ela, provavelmente, está a procurar no google como se muda uma fralda.

    ResponderEliminar
  2. Soubeste a história desta fotografia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube. E não me convence. Não por não acreditar na história mas por entender que a criança não deveria dormir no chão do aeroporto numa coisa minúscula. Mesmo acreditando no que li julgo que existia outra forma de aquela criança passar a noite.

      Eliminar
  3. Não devemos julgar/condenar sem saber exactamente o que se passou. Como jornalista profissional (como se intitula) pensei que averiguasse melhor a história por detrás da fotografia.
    Aqui fica uma notícia: http://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2016/08/mae-deixa-bebe-no-chao-enquanto-usa-o-celular-historia-por-tras-da-foto.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos por partes. Ser jornalista profissional não faz deste blogue uma publicação jornalística. Se assim fosse, teria de recorrer a muitas regras que aqui não se aplicam. A minha profissão em nada influencia os textos do blogue, no sentido que estes não são jornalísticos.

      Além disso, não existe um texto neste post. Existe uma imagem viral e um título que "fala" para a imagem. Acrescento apenas "tudo uma questão de prioridades". E aqui percebo que se crie a ideia de que estou a criticar esta mãe.

      E a minha crítica é uma: a forma como a criança está a dormir no chão. Quero acreditar que naquelas malas existia algo melhor para a criança. Tal como quero acreditar que num aeroporto internacional haverá um melhor local do que aquele para passar a noite quando não existe outra opção. A minha crítica é apenas essa

      Eliminar
  4. Obrigada por ter respondido. Tem razão no que diz. Atenção que eu não quis ofendê-lo. A questão é que, sabendo que é jornalista, ainda que o blog não seja uma publicação jornalística, fiquei à espera que contextualizasse a imagem para que os leitores não partissem de imediato para a crítica incendiária (se assim lhe podemos chamar) que, atualmente, é tão comum nas redes sociais e que, neste caso, tornaram a imagem viral um pouco por todo o mundo. É claro que o blog e os critérios editoriais são seus mas, se me permite a minha opinião (que vale o que vale), o post teria ficado com mais substância se lhe tivesse escrito o último parágrafo do seu comentário. Volto a dizer, não quero ofendê-lo, é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso agradecer porque respondo a todas as pessoas. E não me senti ofendido. Pretendi apenas explicar que ser jornalista não faz deste blogue pessoal um espaço jornalístico.

      Quem acompanha o blogue sabe que não tem, nunca teve e certamente que nunca terá, como objectivo a crítica incendiária. Não é o meu objectivo nem a minha maneira de estar na vida. E, como já tem acontecido em diversas ocasiões, partilho uma foto viral e deixo o resto à imaginação de quem olha para a imagem. Até porque é um exercício muito bom que permite descobrir a forma como diferentes pessoas olham para uma qualquer imagem.

      Permito opiniões de todas as pessoas e agradeço as mesmas. Por isso, obrigado.

      Eliminar