18.8.16

humilhação às gordas

Férias forçadas durante um mês. Este foi o “prémio” de oito apresentadoras de serviços noticiosos televisivos que trabalham para uma estação estatal egípcia. E o motivo destas férias é apenas um: perder peso. As mulheres foram consideradas gordas e têm um mês para voltar ao trabalho com a “aparência adequada” para estar no ar. Não deixa de ser curioso que os media estatais egípcios sejam controlados por uma mulher que já foi pivô.

Isto é humilhante. Acho que disso ninguém duvida. Mas é algo aceitável. E porquê? Porque as televisões, praticamente em todo o mundo, são um espaço destinado às mulheres bonitas e elegantes. É certo que todas as pessoas condenam isto. É verdade que as caixas de comentários, de notícias referentes a este caso, são inundadas de comentários que criticam a decisão e defendem as mulheres. Mas na “vida real” tudo muda.

Na “vida real”, que é quando se está a ver televisão, a maioria das pessoas estranha quando vê alguém com uma imagem diferente do que é visto como habitual. A maioria das pessoas critica quando acha que uma jornalista é feia ou tem uma imagem diferente. E é assim em todo o lado. Quando aparece um gordo ou uma gorda na televisão o gozo é quase unânime. Parece que os gordos não têm lugar na televisão. E acontece isto em todo o lado. Até nos grupos de amigos que estão sempre a comentar (e/ou condenar) o aumento de peso deste ou daquela.

Nas lojas de roupa, noutros negócios com atendimento ao público como é o caso dos bares e cafés nada muda. São espaços que a sociedade imagina para pessoas vistosas. E não para gordos. E o mesmo acontece quando duas, ou mais, pessoas disputam um emprego. Ambas têm as mesmas qualificações mas fica aquela que é mais bonita e mais magra. Ao longo da vida os gordos acabam quase sempre postos de lado e humilhados. O que não invalida que os magros, e tantas outras pessoas, também não sejam humilhados.

O que acontece é que existem casos que acabam por ser vistos como normais. E negar o acesso a gordos na televisão é um desses casos. Existem notícias a falar do ocorrido. As pessoas condenam o que se passa. O assunto está na agenda mediática um ou dois dias. Mas depois tudo se esquece. Tudo volta ao normal. E o normal é não ter mulheres gordas a apresentar noticiários.

2 comentários:

  1. És triste no século XXI as pessoas ainda não conseguirem aceitar que não há apenas um padrão de beleza existente. Há mulheres "gordas" que são muito bonitas, por dentro e por fora. O facto de ser gorda não lhes tira o sorriso da cara. Gostei muito do teu blogue :)

    Saturn's Mermaid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras.

      São ideias que se criaram há muito e que muito dificilmente vão ser alteradas.

      Eliminar