24.8.16

ainda sobre a violência em ponte de sor

Todo este caso, que está a dominar a actualidade, parece resumir-se a apenas duas coisas: retirar a imunidade diplomática aos filhos do embaixador do Iraque e castigar os dois. Esta é a conclusão a que chego depois de ouvir e ler muitos comentários. Ninguém está interessado em saber o que aconteceu naquela noite. Ninguém quer saber todos os detalhes da história, de modo a que todos os culpados, sejam eles quais forem, sejam castigados. Importa apenas as duas coisas que referi. É pena que, mais uma vez, se olhe apenas para a parte e não para o todo.

6 comentários:

  1. Penso que se não fossem filhos de embaixador, o caso não teria tanto alarido. Para muitos parece que esse é um factor de culpa. Ainda não se sabe ao certo o que se passou naquela noite, provavelmente todos os intervenientes terão culpa. O discurso dos irmãos na entrevista da Sic pareceu-me bem preparado, o que me leva à seguinte questão: por serem filhos de quem são, não deveriam ter mais cuidado em afastar-se deste tipo de contextos e situações (álcool, condução de veículos oficiais e sem habilitação legal)? É um bocadinho como a mulher de César: não basta sê-la, há que parecê-la. Porque ainda que sejam considerados inocentes (princípio da presunção de inocência), todos estes acontecimentos já tomaram proporções mundiais e terão repercussões no futuro do embaixador, que ficará sempre marcado por este incidente, e quem sabe o efeito que poderá ter nas relações diplomáticas entre os dois países.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caso só é notícias pelo relevo dos filhos. Se fossem dois jovens anónimos ninguém falava disto.

      Eliminar
  2. Olá :)
    Portugal é um oásis no meio do deserto no que toca à violência. Somos muito menos violentos que a maioria dos restantes países, e não estamos habituados a cenários horrendos destes. E ainda bem! É algo que temos que preservar a todo o custo.
    Em Portugal também existem crimes cometidos por portugueses, mas a morfologia destes é diferente, é menos violenta acima de tudo. Se repararmos, normalmente os crimes excepcionalmente violentos que aparecem nos media são geralmente cometidos por estrangeiros, pois estão normalizados com outra realidade. Mas isso não pode servir de desculpa, e também sou da opinião que os gémeos têm de ser punidos de forma exemplar. Punição que deve incluir o estatuto de "persona non grata".
    Mas há mais culpas a atribuir, o que não diminui em nada a culpa destes jovens. Creio que os crimes não se ficam pela agressão e tentativa de homicídio, mas incluem caso tenham existido testemunhas o crime de omissão de auxílio, a venda de álcool a menores de idade. Há que culpabilizar igualmente os pais e/ou tutores de todos os jovens: jovens de 17 anos (os iraquianos) a conduzirem e a morarem sozinhos?! Jovens de 15 anos na rua às 3h da manhã?!
    Há muito por onde intervir na minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estamos habituados porque não se falam deles. Porque agressões entre adolescentes são muito comuns. Só que não são notícia.

      Existem muitas questões a falar. A culpa do bar que vende álcool a menores. Os pais que deixam filhos andar a beber às tantas. A questão da condução: é legal ou não, tendo em conta que são norte-americanos? Mesmo muita coisa a discutir.

      Eliminar