23.8.16

17 milhões por uma medalha! uma vergonha

A participação olímpica portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro custou 17 milhões. E valeu apenas uma medalha, neste caso de bronze. Uma das leituras possíveis é dizer que andámos a gastar 17 milhões de euros para trazer apenas uma medalha, o que é vergonha. 91 atletas e só isto. Que vergonha! Infelizmente, esta é a leitura de muitas pessoas.

Por norma olha-se apenas para os números grandes. E não se fazem contas. Por exemplo, e num exercício rápido de matemática, é fácil perceber que a participação olímpica custou cerca de 0,45 cêntimos, por ano, a cada português. Isto desmontando apenas os números de uma forma rápida e talvez injusta. Mas que serve para que se perceba a injustiça de olhar para um valor e ver apenas uma medalha.

Outra forma de olhar para este valor é dividir o mesmo por 91 atletas. E pegar na parte de cada um e dividir esse valor pelos meses de quatro anos. Ou então por cinco pois creio que o valor de apoio estende-se até 2017. Tanto o exercício anterior como este não estarão 100% correctos. Mas o objectivo destas contas é fazer com que não se olhe apenas para os 17 milhões de euros e se veja apenas a medalha de Telma Monteiro. E mesmo que se faça essa leitura, convém acrescentar que os objectivos passavam por duas medalhas. Ou seja, faltou apenas uma.

Também se pode olhar para os pódios. E dizer que Telma Monteiro foi a única a subir a um. Mas também se pode olhar para a prestação global dos 95 atletas e perceber que Portugal fez uma das melhores prestações olímpicas de sempre. Cada qual faz a sua leitura. Mas acho manifestamente exagerado criticar ferozmente os portugueses que não ganharam medalhas. E defendo isto porque até 2020, altura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ninguém vai querer saber dos atletas portugueses para nada. A não ser que conquistem alguma competição importante.

Durante quatro anos ninguém vai querer saber qual o valor que cada atleta recebe para treinar. Ninguém vai querer saber as condições de treino ou de deslocações para as mais diversas competições. Aliás, ninguém vai sequer querer saber quantas competições existem e quais os portugueses que participam nelas. Aquilo que as pessoas querem é medalhas. De preferência de ouro. E, em condições ideias, sem que o País tenha de pagar um cêntimo a um atleta. Aliás, quem corre por gosto não cansa. Por isso não venham pedir melhores condições nem exigir o que quer que seja.

É certo que uma medalha é pouco. Sinto isso pois acreditava em melhores resultados. Mas tenho a certeza que não desejei mais uma medalha do que qualquer um daqueles 91 atletas que lutaram da melhor maneira que conseguiram. O pior é que já se começa a questionar os 17 milhões. Já se começa a achar um absurdo. Mas se o valor é absurdo, talvez também seja exigir medalhas a quem vai representar o País.

1 comentário:

  1. Acho um absurdo as pessoas julgarem o sucesso ou insucesso de um atleta, sem antes refletirem acerca do trabalho depositado nos treinos, para que a sua comparência fosse válida numa competição. Infelizmente, as pessoas continuarão a pensar assim, até ao dia em que começarem a fazer melhor, apercebendo-se do trabalhão que dá alcançarem o lugar de muitos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar