26.7.16

o poder de uma fotografia

O voleibol é uma modalidade que não tem grande expressão mediática em Portugal. E em muitos outros países. Tanto que o nome Winifer Fernández provavelmente não dirá nada a ninguém. Ou talvez diga a um número bastante reduzido de pessoas. Mesmo sendo considerada a melhor jogadora de voleibol da República Dominicana. Mas com uma imagem tudo mudou. Bastou apenas uma fotografia para que esta jovem atleta, de apenas 21 anos, passasse de desconhecida a musa internacional do desporto. E a foto é esta.


Olhando para a imagem muitos vão pensar que se trata de um momento sensual propositado por parte de Winifer. Puro engano. Nada mais normal do que uma bola perdida por uma jogadora que acaba deitada no chão. E que rapidamente se levanta para prosseguir o jogo, mesmo que aborrecida com o ponto perdido. Algures neste momento, bastante rápido, existe esta imagem. Que consegue transformar algo banal, que acontece dezenas de vezes num jogo de voleibol, num momento digno de fazer parte de uma sensual produção fotográfica, publicada numa qualquer revista masculina.

E esta imagem foi o suficiente para que Winifer Fernández deixasse de ser apenas "mais uma" jogadora de voleibol, mesmo tendo em conta que é considerada uma das atletas mais talentosas da actualidade, para ser uma nova musa do desporto. Agora, graças a este momento, todos querem saber quem é esta jovem e muitos prestam atenção à modalidade. E isto graças a uma fotografia. Existem poucas coisas com o poder de uma fotografia. Tal como existem poucas coisas que podem criar a ilusão que uma imagem consegue criar, aparentando algo que não é. É o poder de uma fotografia.

6 comentários:

  1. Adoro voleibol, joguei no liceu, mais tarde já a trabalhar com alguns colegas e por carolice.
    A imagem está muito elegante, adoro os shorts delas, faz-me lembrar a minha juventude.
    Há imensas atletas giras e sensuais, muitas vezes passam despercebidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas normalmente apenas são faladas pela beleza e por momentos destes. É uma modalidade que também gosto de jogar.

      Eliminar
  2. Teve sorte ou azar com a fotografia? ; ) Se levar mais pessoas a jogar,ja vakeu a pena! : )

    ResponderEliminar
  3. Joguei voleibol durante seis anos e ter visto este teu post, começado logo com essa palavra, deixou-me com vontade de continuar a ler sobre o que estavas a falar e considero que tens muita razão! O poder incrível de uma fotografia!

    ResponderEliminar