7.7.16

new thing vs old school

Num destes dias dizia-me um amigo. "Antigamente beber gin passava por um copo de Gordon´s e por água tónica. Agora, o tempo que se perde a ler a lista de gins dá para beber uns quantos à moda antiga. Já para não dizer do tempo que levam a preparar o gin pois dá para beber ainda mais". Fã assumido de gin, comecei a rir, acabando por lhe dar alguma razão.

Começo por dizer que sou fã de gin mas não sou "esquisito". Tanto bebo algo mais elaborado (sabendo que vou pagar mais por isso) como bebo algo mais simples, num copo mais modesto e sem aparato que vá além do gelo e da água tónica. Dentro do mais elaborado tenho as minhas preferências. Mas também tenho que ser sincero. Aquilo que muitas pessoas consideram aparato desnecessário acaba por ter influência no sabor do gin. E para descobrir isso basta algo tão simples como beber um gin nessas condições e outro (igual) de forma mais simples.

É a mesma coisa que beber um bom vinho num copo sem qualidade. Meio caminho andado para "borrar" a pintura. Depois basta consumir o vinho na temperatura errada e temos uma fórmula simples para dizer que um bom vinho não presta, que não tem qualidade. E tal como no universo do gin, também um bom vinho tem um aparato maior na hora de servir. Não existem tantos preliminares quando se vai beber um vinho bag in box. Isto não significa que o preço a pagar seja o mais justo mas é um facto que qualidade exige qualidade e fica sempre bem com um pouco de aparato.

Um bom gin pede um copo balão. Pede muito gelo para ser bebido bastante frio. Depois existem pequenos truques que melhoram o sabor do gin. Vou dar o exemplo do Wint, um dos meus preferidos. Quando descobri este gin, foi-me servido com um pormenor que achei delicioso. A lima e o limão vinham dentro do gelo. De resto existia a água tónica e raspas de casca da lima e do limão. E aquele pormenor do gelo faz toda a diferença tendo em conta que o gin não se bebe num minuto. E é um truque que já repeti diversas vezes em casa e que conquista quem bebe.


Como em tudo na vida, existe o aparato associado a algo novo e o mítico old school que permanece imutável com o passar do tempo. Haverá quem goste mais do aparato e quem goste do "clássico". Sendo que também é verdade que os adeptos do que é old school tendem a ser vistos com esquisitos. E comprovo isso porque passei uns dias com um amigo que preferia algo como aparece nesta imagem e no momento de pedir (neste caso um Hendrick´s) era olhado de soslaio.

4 comentários:

  1. Copo de balão, qualquer marca de gin, uma rodela de limão, zimbro qb, gelo e agua tonica. Deixo as saladas para a refeição :)

    ResponderEliminar
  2. Eu entendo o amigo e a si.
    Nos meus tempos de discoteca...houve o gin com gelo, qq marca que vendessem. Depois passei para o Gordon's. A loucura...ehehe Adorava e adoro. Mas tive de deixar de beber alcool por questões de saúde.
    Mas acho que com a idade tb damos mais importância ou valor aos rituais e as coisaa boas da vida. Temos mais tempo para apreciar : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a verdade é que certos rituais acabam por melhorar a bebida ;)

      Eliminar