12.7.16

mas agora é um desfile da victoria´s secret?!? (haters gona hate)

Ando maravilhado e deliciado com as críticas que continuam a ser feitas a Portugal. Confesso que me dá alguma piada perceber que somos, nem que seja por alguns dias, o centro do ódio estúpido de uma cambada de frustrados que pensavam que as suas selecções é que iam conquistar o Euro'2016. Já fomos, ou continuamos a ser, nojentos. Agora é um inglês, creio, que rasga a Selecção Nacional de alto a baixo. Para esta pobre personagem "os 23 jogadores de Portugal foram horríveis", mesmo não tendo jogado todos.

Diz esta pessoa que Portugal teve um jogo antidesportivo. Não me recordo de nada disto. Raramente vi jogadores portugueses queimar tempo, agredir jogadores, usar truques para sacar cartões ou outras manobras quaisquer que rapidamente associo a acções antidesportivas. Depois, o ressabiado diz que o jogo de futebol não foi bonito. Mas isto agora é um desfile da Victoria´s Secret? Mas o futebol tem de ser bonito? Ou tem de ser eficaz. Todas as pessoas (ou a sua maioria) elogiam as grandes equipas italianas que sempre se caracterizaram por defender bem. Aí o bonito não importava?

Portugal não jogou o melhor futebol de todos os tempos. Mas numa fase final de um Europeu isso pouco ou nada importa. O que importa é trazer a taça para casa. E isso foi feito da melhor forma que Portugal conseguiu. E só não vê isto quem não quer. Percebo a frustração deste jornalista. Creio que é inglês e isso explica tudo. Este ano é que era o ano deles. Como já foram tantos outros. Mas foram despachados pela Islândia que, curiosamente, também não tinha futebol bonito mas que tinha muito coração e muita vontade, algo que a selecção inglesa não tem.

Olhando para a competição não encontro nenhuma selecção que tenha jogado sempre futebol bonito. Existiram momentos. E Portugal também os teve. E revelou um grande sinal de inteligência ao saber jogar com as armas que tinha. Se isto é feio, que seja! Mas passar do feio para coisas como "a vitória de Portugal é a derrota do futebol", "nojentos" e "antidesportivos" é assim um bocado para o exagerado. Portugal não tem culpa que as selecções que eram apontadas como favoritas tenham ficado aquém do esperado. A vitória de Portugal é uma vitória contra a arrogância e contra egos gigantescos.

De resto, agora comparo Portugal aquela menina "feia" da escola a quem ninguém ligava nenhuma. Andava para lá sozinha sem que ninguém lhe prestasse atenção. Até que um dia aparece toda produzida na escola. Os rapazes ficam a babar por ela. E as raparigas cheias de inveja pelo crescente destaque e pelos olhares masculinos. Aquela que passava despercebida a todos é agora o alvo da fúria e ódio de muitos. É puta para aqui. Cabra para ali. E por aí fora. Com Portugal é mais ou menos o mesmo.

14 comentários:

  1. se querem coisas bonitas, veem patinagem artistica e não futebol...

    ResponderEliminar
  2. :)
    Já há algum tempo que acho que o futebol que se anda a fazer (e não me estou a referir à seleção em especial) não tem sido bonito... daí ter passado a ligar muito menos a futebol do que em outros tempos... Para mim, futebol bonito, é futebol espetáculo, não necessáriamente inteligente ou técnico...
    Mas falando da Seleção e dos vários jogos bonitos em que tivemos que "meter a viola ao saco" e vir embora... Gostei da prestação em geral... Tivemos que ser inteligentes e jogar com os nossos trunfos...
    Quem fala, da forma que fala... é muita "dor de coto"... e se tivessem ganho, o tipo de futebol de Portugal (mesmo que fosse exatamente como o deles) não interessaria nada...
    Pardais há muitos! E vamos tirar daqui uma lição:
    -> Se acreditarmos e trabalharmos, SIM, É POSSÍVEL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A beleza do futebol vai muito além do ataque. Se assim fosse, era jogar com 10 avançados e um guarda-redes. Depois os jogos acabavam tipo 30-28 e era a loucura em golos.

      Por exemplo (e sem querer comparar), o Barcelona do Guardiola também era acusado de ter um futebol aborrecido por algumas pessoas. Mas aquilo era espectacular para quem gosta de ver. Porque era quase perfeito.

      Eliminar
  3. Ahah essa última comparação está impecável. Nunca vi tanta azia junta!!!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coincidencia! Esse ultimo comentario é muito parecido com o do Raminhos...

      Eliminar
    2. É mesmo coincidência porque não sei do que comentário falas.

      Eliminar
  4. Que ponham Nívea nos cotovelos :p

    ResponderEliminar
  5. Vivo em Inglaterra há quase 4 anos, escolhi este país para viver, sempre achei os ingleses simpáticos, muito educados e tolerantes, mas depois deste europeu, e claro o brexit, a minha boa opinião deles veio por água abaixo. Via os jogos na tv inglesa, os comentadores eram uns nojentos a comentar os jogos de Portugal, se marcávamos golo, é porque os outros defendiam mal, se o Patricio defendia é porque os outros marcavam mal, nunca viam as nossas bolas à trave e etc.Houve até um comentador, Lee Dixton, que disse que ''Portugal is shit'' Sei que também não jogámos super bem, mas também não jogámos mal, por isso somos campeões ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fomos inteligentes. Os ingleses devem ser dos mais desiludidos porque acreditavam que este ano é que era e voltaram a cair com estrondo.

      Eliminar
  6. Inveja, e nada mais.
    Excelente, o teu último parágrafo.

    Beijinho

    ResponderEliminar