28.7.16

espancar a filha é um acto de amor

Sou a favor dos castigos. Não me choca nada que um pai castigue um filho por algo que tenha feito. Defendo apenas que existem limites. Que são claramente ultrapassados quando o castigo adoptado envolve linguagem inadequada, espancamento e divulgação, nas redes sociais, daquilo que foi feito. Mas devo estar errado pois há quem veja nisto um "acto de amor". Ou seja, este vídeo é visto como uma prova de amor.



Para contextualizar, as protagonistas do vídeo são Shanavia Miller (mãe) e Nia Green (filha). O vídeo mostra o castigo que esta mãe decidiu dar à filha depois de ter descoberto que Nia tinha partilhado, no Facebook, uma imagem do namorado enrolado numa toalha sendo que a fotografia tinha sido tirada na casa da família. Algo que a mulher não aceita.

Esta mãe achou que a melhor "táctica de disciplina" passava por partilhar o castigo escolhido, um espancamento que para ela é um "acto de amor", na mesma rede social onde a filha tinha partilhado a embaraçosa foto que é uma vergonha para aquela mãe. O vídeo tornou-se viral, Nia pediu desculpa por envergonhar a mãe e por não ter dito que tinha uma vida sexual activa. Por sua vez, Shanavia defende que aquilo que fez é puramente um acto de amor.

Não sou pai. Mas sou filho. E em criança cometi os meus erros. Felizmente tenho uns pais que nunca entenderam que a melhor forma de me castigar (e tive os meus castigos) era espancar-me. Nunca fui ensinado com base no medo de porrada. O que não significa que não tenha levado algumas palmadas em momentos em que as merecia. Acho estes castigos vergonhosos. Acho absurdo que se tenha orgulho nos mesmos. Que se olhe para isto como um acto de amor e que se defenda que a melhor forma de castigar uma filha é com recurso à humilhação pública. Talvez agora esta mãe perceba o motivo pelo qual a filha não lhe falou sobre a vida sexual. E se calhar sobre tantas outras coisas.

8 comentários:

  1. Infelizmente no nosso pais também era(e ainda é em muitas casas) assim que se educava os filhos. Tenho 39 anos e era assim que a minha geração era educada em casa e nas escolas. Felizmente e infelizmente em minha casa devei algumas/muitas bofetadas mas nada que se compare com o video mas tenho a dizer que vi isto em familiares meus, familia essa toda de classe média/alta com educação e formação....mas infelizmente na nossa sociedade isto fazia e ainda faz parte. Eu sou mãe e não me imagino nunca a bater no meu filho...não ntenho o direito de bater em ninguém, nem eu nem ninguém e secalhar é por isso que bater nos filhos agora é crime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é educação em lado nenhum. Isto é meter medo, é humilhar. E quando a mãe acaba o vídeo a pentear-se... está tudo dito.

      Eliminar
  2. Estou em choque...como é possível esta "mãe" fazer isso e não ser perseguida judicialmente?
    Castigar não é dar porrada, filmar e humilhar a própria filha nas redes sociais...ato de amor??? Só se for o amor da mãe pelo protagonismo e 15 min de fama.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foram feitas queixas e li algures que tinha sido detida.

      Eliminar
  3. Falta de... tudo! :-( Quem devia ser castigada era a mãe! A 'cena' final é o exemplo do tipo de pessoa que ela é...

    ResponderEliminar
  4. Por isso é que acho que nem todos decem ser mães ou pais....uma tristezw...

    ResponderEliminar