15.7.16

e que tal acabar com a partilha de imagens e vídeos de mortos

O futebol pode não servir de exemplo para muita coisa mas, mesmo assim, consegue ter momentos em que é um exemplo para muitas pessoas e para muitas situações. Acredito que existam pessoas que nem se apercebam do que vou contar. Mas durante um jogo de futebol não se mostram as pessoas que invadem o relvado. E se por acaso aparece de forma que seja impossível não mostrar algo, a imagem muda e não existem repetições. E o objectivo disto é muito simples: não alimentar o ego de quem o faz e não incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.

Hoje fala-se muito de terrorismo. Partilham-se, a uma velocidade assustadora e impressionante, imagens e vídeos de pessoas mortas. É sangue, nudez, olhos abertos e muito terror. São pessoas que foram vítimas de mais um atentado. E que aparecem em todo o lado sem que alguém pare para pensar no poder daquela imagem. Será que alguém pensa que os familiares daquelas vítima podem ainda não saber nada sobre a pessoa. E isto é apenas um exemplo.

Isto para dizer que esta partilha alimenta os terroristas. Alimenta que sonha fazer algo semelhante. E uma das formas de combater o terrorismo é não divulgando o resultado de um ataque bárbaro, cruel e cobarde. Os terroristas querem tempo de antena. Querem atentados em directo, aos olhos do mundo (exemplo mais visível disto é o 11 de Setembro). Porque sabem que assim semeiam medo e ódio. O medo passa a dominar e todos começam a desconfiar de todos. E num efeito bola de neve existem muitos problemas.

Isto deveria ser alterado. Deveria ser proibido, tal como faz o futebol, dar tempo de antena a quem o faz. E as pessoas deviam parar de partilhar vídeos e imagens. Porque isto não serve para nada. Partilhar uma imagem de uma pessoa morta, vítima de um atentado terrorista, não é homenagear aquela pessoa. As redes sociais, que censuram tantas imagens, deveriam imediatamente apagar estes conteúdos. Só que isto leva a outra discussão devido à quantidade de partilhas e o que isso representa.

Aplaudi quando o futebol passou a fazer isto. Gostava que assim fosse em época de incêndios. E que o mesmo acontecesse com o terrorismo e com todas as pessoas que semeiam o mal, seja ele qual for. Dar tempo de antena a quem o faz é alimentar os que se seguem. Já era altura de as pessoas perceberem que a tão famosa “curiosidade mórbida” que têm é também ela um problema. E não uma solução ou desculpa.

12 comentários:

  1. OBRIGADA. É isto. Meu Deus, ou seja lá o que for...é a barbárie a instalar-se no meio dos comuns dos mortais.

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. As televisões são o maior veículo da curiosidade e da tentação dos tais mórbidos.
    Repetem e repetem, e repetem, horas a fio.
    Lamento o que aconteceu.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpar as televisões é o mais fácil. Se elas mostram é porque dá audiência. Se não desse, não mostravam.

      Beijos

      Eliminar
  3. Mas é o que vende, e os jornais alimentam-se disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se vende é porque as pessoas compram. E a curiosidade mórbida das pessoas também deve ser debatida.

      Eliminar
  4. Finalmente alguém, lúcido, que vê aquilo que mais ninguém parece querer vêr: divulgar o horror é uma forma de colaborar com os terroristas, não uma forma de evitar ou ajudar a acabar com esta tragédia.
    Mas, não será isto demasiado óbvio? Porquê, para quê, "servir adoses" absolutamente intoleráveis de imagens desrespeitosas, quer dos que partiram, quer da família em imenso sofrimento?
    É estúpido, mas tão estúpido, este procedimento.
    Vivemos num mundo masoquista, um mundo que se alimenta de tragédias, de sangue, muito sangue, de desgraça, quanto maior melhor.
    Colaboracionistas estes inconscientes? Não, nem pensar!

    Obrigada pela "pedrada no charco". Bom seria que a mesma se tornasse viral, mas...? Duvido! O querer divulgar tudo, literalmente TUDO, tirou o descernimento ao jornalismo, todo ele.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As notícias podem e devem ser dadas. Mas aquilo que se mostra deve ser limitado ao máximo. Porque isso tem efeitos muito negativos em quem sonha um dia ter o seu atendado nas televisões de todo o mundo.

      Beijos

      Eliminar
  5. Eu concordo plenamente. Além de que a tolerâncua para com este tipo de imagens é cada vez maior. E caminhamos para uma sociedade em que tudo é banal. E ficam ávidos de terror.
    Eu recuso-me sempre a ver imagem dessas. A vida já tem tristezas que chegue.
    Infelizmente os meios de comunicação também não ajudsm muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é um efeito bola de neve. As televisões mostram porque as pessoas gostam de ver. As audiências são medidas "ao segundo" e eles sabem quando têm mais pessoas a ver. E vão cortando (ou reduzindo) aquilo que as pessoas não apreciam. Infelizmente neste grupo não entram imagens chocantes.

      Eliminar