7.6.16

mulheres com maquilhagem: sim ou não?

Alicia Keys trouxe para a agenda mediática a temática da maquilhagem ao afirmar que não voltará a maquilhar-se. Diz a cantora que não quer “voltar a esconder-se”. E a sua atitude, tal como a frase que aqui cito, dá pano para mangas, ou neste caso, dá base, blush e afins para horas de conversa. A cantora revela também ter feito, antes da gravação do seu último álbum, uma lista das coisas de que estava farta. Entre elas a ideia de que as mulheres são pressionadas a ser “magras, sexy, desejadas ou perfeitas.”

Enquanto homem não olho para uma mulher maquilhada como alguém que se esconde. Como referi neste texto, acho que todas as pessoas devem ser sempre a sua melhor versão. Se essa versão incluir ocasionalmente (ou diariamente) maquilhagem, isso não faz dessa mulher alguém que se esconde. É certo que existem indústrias que apostam muito numa imagem que nem sempre corresponde à realidade. Mas essa aposta vai muito além da maquilhagem. Envolve também roupa, postura pública, entre outras coisas.

Mas é certo também que muitos artistas (e personalidades mundiais) alimentam esta “farsa” porque querem. Quantas celebridades gostam de partilhar imagens nas redes sociais cheias de produção mas que vendem aos fãs como sendo um disparo ocasional num qualquer momento do dia? Mais do que muitas. E isto (vender uma realidade ocasional que não existe) é muito pior do que aparecer com maquilhagem na capa de um disco ou num concerto. Porque aí todas as pessoas (pelo menos a maioria) esperam a tal produção associada à carreira.

No caso da maquilhagem e das mulheres destaco ainda outro aspecto. O olhar crítico das mulheres. Não nego que algumas indústrias fazem pressão em relação à imagem, tal como acontece com lojas que exigem que as mulheres se maquilhem. Mas as mulheres conseguem ser as primeiras a “destruir” a imagem de uma mulher de que não gostam. Conseguem ser muito más umas para as outras. Muito mais do que qualquer homem, e refiro-me ao domínio da maquilhagem e crítica.

Alicia Keys fala também do escrutínio do público. Mas isto não tem a ver com mulheres nem com maquilhagem. Tem a ver com a fama. Aliás, nem é preciso fama. Qualquer pessoa já lidou com isto. As estrelas lidam de forma ainda maior. E quanto maior a estrela, pior o olhar do público. Já perdi conta ao número de vezes que alguém insinuou que celebridade x é homossexual. Já perdi conta ao número de vezes que foram insinuadas traições amorosas e por aí fora. É um dos (estúpidos) preços da fama.

Tudo isto misturado leva a uma grande dose de insegurança de algumas pessoas, neste caso mulheres. E acontece com a Alicia Keys tal como acontece com milhões de mulheres de quem ninguém vai ouvir falar na vida. E acontece pelas mais variadas razões que vão da pressão que determinadas indústrias fazem, e que acabam por ter um grande impacto público, até à pressão do grupo de amigas adolescentes que falam mal da rapariga que não se arranja tanto como elas.

E a verdade é que todas as pessoas podem contribuir para que aconteça uma mudança de mentalidades. O passo dado por Alicia Keys é muito importante. Mas também é igualmente importante que muitas outras figuras públicas parem de partilhar imagens com maquilhagem dizendo que não estão maquilhadas quando estão. Isto digo eu, que considero muito mais prejudicial estes falsos exemplos do que ver uma mulher maquilhada e com a fotografia editada na capa de um disco ou nas páginas de uma revista. Culpar a maquilhagem de tudo acho que é demasiado exagerado. E é ignorar outros problemas.

4 comentários:

  1. opa se ela nao quer usar mais maquilhagem nao use. isto é tudo uma opção pessoal nao? a maquilhagem é como uma pessoa vestir-se bem, ou usar roupas que favorecem mais. é assim que vejo a maquilhagem. nao vejo como uma mascara. e acho mal os homens ser "criticados" por usarem maquilhagem.

    xx
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a maquilhagem fosse para esconder, também as calças xpto eram, tal como o soutien que faz isto e aquilo.

      Beijos

      Eliminar
  2. Olá :)
    Não tenho nada contra maquilhagem desde que as pessoas também se sintam bem na sua própria pele, sem quaisquer artifícios. Acho preocupante qualquer caso, seja pessoa famosa ou anónima, que não se sinta suficientemente bem na sua pele para andar sem maquilhagem.
    Eu não uso, ou uso muito pontualmente. Por vários motivos: feitio, falta de paciência, porque acho que não condiz com o estilo casual que envergo no dia-a-dia e sobretudo por uma questão de saúde dermatológica. Não estou para estragar anos de investimento em dermatologistas por causa de uma vaidade, logo só uso produtos relacionados com saúde da pele. O que acabou por ter um lado muito positivo: tive que "aprender" a gostar muito de mim e a ter toda a confiança do mundo quando o encaro de cara lavada, com mais ou menos uma borbulhinha.

    ResponderEliminar