18.5.16

quem é que manda lá em casa? eu ou ela?

“Quem é que manda lá em casa?”, perguntaram-me ontem. “Ninguém”, respondi. “Ou melhor, mandamos os dois de igual modo”, acrescentei. “Não pode ser. Há sempre alguém que manda mais. Diz lá quem é que manda lá em casa: tu ou a tua mulher?”, insistiram. “Mandamos os dois de igual modo que a casa é dos dois e as decisões são de ambos”, expliquei, mesmo notando que a pessoa não ficava convencida com a minha resposta.

Mas não se trata de um cliché. A verdade é que lá em casa tanto mando eu como manda a minha mulher. Aliás, duvido que estivéssemos juntos tanto tempo caso mandasse nela ou ela em mim. E não faz sentido que alguém mande em ninguém numa relação porque as pessoas não pertencem umas às outras. Ou acabam por se completar e funcionam bem, mesmo tendo divergências, ou o melhor é cada um seguir o seu caminho.

Porque tudo acabará por correr mal quando existem argumentos como “porque eu mando”, quando se faz tudo o que uma pessoa quer simplesmente porque é essa pessoa que manda ou ainda quando é uma pessoa que toma todas as decisões por mandar. Não imagino uma relação assim. Quer seja amorosa ou mesmo com amigos. Mas isto sou eu que não gosto de pessoas que gostam de mandar ou, pior ainda, que pensam que mandam em mim. Tal como não gosto de mandar em ninguém nem de passar a ideia de que posso ter esse objectivo.

9 comentários:

  1. Se não sabes e dizes que mandam em partes iguais, está na cara: é ela! Eheheheh.

    Há sempre alguém que orienta mais as coisas, o que não é sinónimo de tomar decisões sozinho ou usar argumentos "é assim porque eu digo". E normalmente é a moça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que é importante passa pelos dois. Por isso é que ninguém manda mais.

      Eliminar
  2. Onde é que subscrevo?!
    Mas a realidade não é essa: há sempre alguém que quer mandar em alguém, seja em que situação e relação for. "Mandar" é algo que aquece/alimenta o ego de muitos, logo...?! É triste? É! É pobrezinho? É! Diz muito da criatura que assim se "realiza"? Diz! Só que, e tanto quanto me parece, não há volta a dar a estas cabeças.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém manda em ninguém, por muito que custe a muitas pessoas saber isto.

      Abraço

      Eliminar
  3. Em tom de brincadeira um tio dizia " a minha mulher manda na casa. E eu mando nela" ehehe
    Mas a sério, uma coisa é cada um ter "funções" diferentes. Tipo, por norma, um trata de ir as compras, o outro tratas das contas,faturas,irs.

    Não quer dizer que um mande mais,apenas que se complementam ;)

    ResponderEliminar