18.5.16

instarun mas não tem nada a ver com corridas. ou se calhar até tem

As redes sociais, entre elas o Instagram, são um mar de fenómenos curiosos de observar. Existe um, nesta rede social, a que acho especial piada. Refiro-me aquelas pessoas que gostam de comentar as imagens partilhadas por personalidades nacionais e, sobretudo, internacionais que tem muitos seguidores. Mas não se trata de um comentário qualquer. Existem pessoas que só se interessam por um comentário que diga algo como “first”, “1” ou “primeiro”.

Estas pessoas não querem deixar nenhuma mensagem alusiva à imagem. Querem apenas deixar bem claro que são pessoas atentas às redes sociais e rápidas no gatilho, leia-se comentário, algo que fica evidente quando conseguem ser as primeiras a comentar uma qualquer imagem. Este fenómeno tem um outro associado. São aquelas pessoas rápidas no gatilho que assim que publicam o seu “first”, “1” ou “primeiro” percebem que existe um qualquer Lucky Luke que foi ainda mais rápido.

Ou seja, até ao momento em que publicam o comentário acreditam ser a pessoa mais rápida do instagram. Mas, quando o comentário é publicado existem uns quantos – normalmente iguais em termos de conteúdos – que já lá estavam e que foram primeiros. E o que fazem os rápidos no gatilho que afinal são meio lentos? Ofendem aqueles que conseguiram ser os primeiros. E ofendem porquê? Porque realmente conseguiram ser os primeiros.

Quando observo este fenómeno, bastante comum no Instagram, fico sempre com a ideia de que esta rede social oferece milhões de euros às pessoas que acumularem mais primeiros comentários. Só isto explica esta corrida de comentários. E só isso explica que pessoas percam tempo a ofender outras apenas porque conseguiram ser as primeiras a deixar um comentário numa qualquer imagem.

4 comentários:

  1. Tudo isso é demasiado triste ou é só impressão minha? Para onde caminhamos? Que sociedade estamos a criar? Que interesses norteiam essas pessoas? O que é que as move? Que papel têm no mundo em que vivem? O foco, o interesse, o objectivo de vida resume-se a redes sociais e a serem as primeiras a comentar?
    Questões e mais questões para as quais, espero, ainda haja resposta. Tenho a sensação que caminhamos, em queda livre, para um mundo completamente alienado e sem solução à vista.
    Preocupante, assustador, no mínimo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta perguntas boas e interessantes. É mesmo assustador...

      Abraço

      Eliminar
  2. Ó valha-me Deus... desconhecia, mas acho lamentável.
    Enfim, escondido por tras de um teclado,fqz-se de tudo...

    ResponderEliminar