15.4.16

se não tens isto és um cocó mole

Vivemos tempos em que tudo está à distância de um clique. Quer seja uma música de que gostamos muito. Quer seja um filme que apreciamos. Ou outra coisa qualquer. Recordo-me dos tempos, na adolescência, em que todos ficavam contentes quando conheciam uma pessoa que gravava álbuns, por exemplo. Agora não. Tudo é de fácil acesso e ninguém precisa de ter esse amigo. Ontem saiu o álbum xpto (ou ainda antes de ser lançado) e já se consegue encontrar em segundos na Internet.

Independentemente da facilidade com que se encontra tudo em poucos segundos faço parte do grupo de pessoas (acredito ser uma minoria) que faz questão de possuir determinados objectos físicos. Por exemplo, se gosto de um álbum, não me contento com as músicas pirateadas. Quero ter o álbum. Quero tocar-lhe. E o mesmo se aplica a filmes, apenas para dar mais um exemplo. Sempre fui assim e acredito que sempre serei.

Facilmente passaria horas a falar de discos e filmes que todas as pessoas deveriam ter o original. Mas vou apenas falar de um, com que me cruzei nos últimos tempos e que tem sido a minha companhia ao longo deste dia chuvoso. Refiro-me a Cocoon Crash, um álbum editado em Junho de 1998, dos belgas K´s Choice. Provavelmente nos dias que correm ninguém sabe quem são os K´s Choice. Mas naquela altura eram populares, até porque uns anos antes (1995) quase toda a gente cantarolava Not An Addict, o tema que dá dimensão à banda.


Cocoon Crash é um dos álbuns que todas as pessoas deveriam ter em casa. Até pode andar para lá guardado numa qualquer caixa onde estão tantos outros álbuns de tantas outras bandas (como é o meu caso). Pode estar cheio de pó e esquecido algures. Mas, por mais anos que passem, é um daqueles álbuns que sabem sempre bem ouvir de ponta a ponta. Do primeiro acorde à ultima palavra cantada. E quando se retirar o pó do álbum irá sempre trazer memórias antigas ou recentes. Por isso, e peço desculpa pela ousadia, mas quem não tem Cocoon Crash (e também quem nunca ouviu este álbum) é um cocó mole.

6 comentários:

  1. Tããão bom!
    Não tenho o álbum "físico", fiz o download há muuuuitos anos num qualquer site pirata. E quando ouço é sempre de uma ponta à outra.
    Ass. Uma anónima que acompanha o blog diariamente (no feedly) e que também nasceu no início dos anos 80 (parece-me típico de quem adora esse álbum).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um álbum que se ouve muito bem e que cativa :)

      Obrigado pelas simpáticas palavras e és de uma boa colheita ;)

      Eliminar
  2. Eu conheço e adorava! Por falar nele, vou ouvi-lo... JÁ! :)
    Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar